Minas Gerais

Onde se hospedar em Ouro Preto: dicas de pousadas e hostels

Minas Gerais | 15/03/19 | Atualizado em 25/03/19 | 4 comentários

Não é muito difícil decidir onde se hospedar em Ouro Preto. A cidade é pequena e a maioria dos seus atrativos, restaurantes e bares fica numa área bem compacta. Por isso, se você quiser só uma dica sobre onde ficar quando viajar pra lá, é simples: perto da Praça Tiradentes.

O lugar, onde ficou exposta a cabeça do herói da Inconfidência Mineira, é o epicentro da cidade. Existem hotéis e albergues na própria praça, mas em poucos minutos de caminhada (subindo e descendo ladeiras, vale ressaltar) você chega a várias outras opções de hospedagem.

os arredores da praça tiradentes são a melhor região onde se hospedar em ouro preto

Só tem um detalhe: fique atento se você for pra lá de carro. Alugar um veículo não é necessário (nem útil) pra circular pela própria cidade, mas ajuda caso você queira conhecer outros lugares nos arredores. Eu fiz BH-Inhotim-Ouro Preto-Mariana em uns cinco dias, de carro alugado.

Leia também:
O que fazer em Ouro Preto

O problema é que não é fácil estacionar por lá, então quando for procurar onde se hospedar em Ouro Preto lembre-se de checar se tem onde parar o carro. Muitas pousadas têm estacionamento privativo, então vale confirmar antes de fazer a reserva.

Caso você vá de ônibus, sem estresse: a rodoviária fica a apenas 800 metros da Praça Tiradentes. A não ser que tenha muita bagagem (o que pode ser complicado com as ruas antigas e inclinadas), provavelmente poderá ir andando até sua hospedagem.

Outro alerta: como a maior parte das hospedagens em Ouro Preto ocupa casarões antigos, é bom conferir as fotos e os comentários de hóspedes anteriores pra saber se o lugar tá bem conservado.

E não se esqueça, também, de levar em consideração o período do ano em que vai se hospedar. Em feriadões e no Carnaval, e finais de semana da alta temporada, a cidade fica mais concorrida que o normal. Os preços de hospedagem costumam subir e os melhores lugares lotam rápido, então é bom fazer reserva com antecedência.

Neste post, vou falar sobre as duas pousadas onde fiquei e outros lugares legais pra se hospedar em Ouro Preto, pra diferentes públicos e orçamentos.

Onde se hospedar em Ouro Preto

Pousada Colonial

Minha primeira hospedagem em Ouro Preto foi a Pousada Colonial, que fica a uns dois minutos da Rua Direita. O quarto onde fiquei era como um sótão, com teto inclinado e baixo, e um pouco apertado, mas achei tranquilo. O chuveiro era bom, o banheiro limpo, o café da manhã gostoso e o atendimento da recepção foi excelente.

Pra quem tiver problemas de locomoção, no entanto, não é a melhor opção, porque a pousada não tem elevador e tem quartos no primeiro andar, e o café da manhã é servido num andar inferior. Além disso, o estacionamento privativo fica a uns 400 metros.

pousada colonial em ouro preto

pousada colonial em ouro preto

Pousada Clássica

Estendemos nossa estadia em Ouro Preto e tivemos que mudar de pousada. Nos dias seguintes, ficamos na Pousada Clássica, com localização ainda melhor, bem no meio da Rua Direita. O quarto tinha uma estrutura mais novinha e moderna, o café da manhã era bem bom e tinha um chá da tarde incluído (simples, mas comida “grátis” é sempre bom, né?).

Eles têm estacionamento interno com manobrista. Entre as duas, foi minha preferida. Se estiver dentro do seu orçamento, recomendo bastante.

pousada clássica em ouro preto

pousada clássica em ouro preto

Outros hotéis e pousadas em Ouro Preto

Pra quem quer um hotel mesmo, com mais estrutura, uma dica é o Grande Hotel, que tem piscina e fica logo por trás da Rua Direita. Pareceu bem legal pra quem viaja em família. Outra opção com boa reputação, só que um pouco mais distante da Praça Tiradentes, é a pousada Arcádia Mineira.

Outras sugestões pra quem procura onde se hospedar em Ouro Preto são a Pousada do Douro, a só 30 metros da Praça Tiradentes; a Pousada Minas Gerais, que tem nota 9,2 no Booking; a Pousada dos Ofícios, a 800 metros da Praça Tiradentes; a Pousada Solar da Ópera, a 50 metros da Praça Tiradentes e com nota 9,3; e a Pousada Casa dos Contos, que tem estacionamento e vista.

Se você busca um nível bem alto de acomodação e pode pagar um pouco mais, vale conferir o Hotel Solar do Rosário. Esse 5 estrelas fica num casarão com piscinas coberta e ao ar livre na cobertura.

Albergues em Ouro Preto

Se você procura um albergue, algumas opções bem localizadas são o Rock in Hostel e o Descubra Gerais Hostel, que ficam bem na praça Tiradentes, e o Varanda Hostel, na continuação da Rua Direita.  Também vale dar uma olhada no Hospedaria Mineira e no Uai Hostel.

Veja todas as opções de hospedagem em Ouro Preto e faça sua reserva gratuitamente.

Tem outras dicas de onde se hospedar em Ouro Preto? Conta aí nos comentários!

Quando você os links do post pra fazer sua reserva, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

4 Comentários

  1. Alex

    Sem seus comentários, eu não teria conhecido Inhotim! Simples assim… muito obrigado e continue assim! Já me motivou a criar meu blog. ;)

  2. antonio claudio alves regino regino

    obrigado pelas dicas…boa sorte sempre.

Deixe o seu comentário