Paraty e arredores: o que fazer em Trindade
Como chegar em Trindade
Você pode ir de carro, pela rodovia Rio-Santos (BR 101), com acesso na altura do Km 6. Em alta temporada prepare-se pra os engarrafamentos, já que muita gente vai pra lá, principalmente saindo do Rio e de São Paulo. Também é fácil ir de ônibus a partir da rodoviária de Paraty. A empresa que opera o trecho é a Colitur, e em maio de 2017 (quando estive lá) havia várias saídas diárias e o percurso durava cerca de uma hora.
Existe ainda outra opção, que escolhi porque tinha pouco tempo e queria conhecer várias praias por lá: contratar um passeio com uma agência. Fui com a Paraty Tours, a maior agência da cidade. Eles oferecem vários passeios legais por Paraty e arredores e o serviço foi excelente, incluindo van com ar condicionado e a companhia de uma guia super simpática e conhecedora da região. Vale a pena pra quem busca mais conforto. :)
O que fazer em Trindade
Uma van da Paraty Tours me pegou na pousada onde eu estava hospedada (e trabalhando, como contei aqui) e em pouco mais de meia hora chegamos a Trindade. A primeira parada foi na Praia do Cepilho, popular entre os surfistas, onde tiramos umas fotos e seguimos caminho, porque não rolava de tomar banho no mar agitado dali. Vi uns bares aparentemente interessantes por lá, mas ainda vazios porque era cedo.
De lá, fomos até a Praia dos Ranchos, onde a van estacionou e onde ficam alguns restaurantes à beira-mar. Pelo que vi, é a parte com mais infraestrutura. A área estava vazia porque era baixa temporada, mas na alta estação ouvi dizer que costuma ficar bem cheia de gente.
Seguimos andando pela areia até a Praia do Meio, que achei a mais bonita e também tem alguma infraestrutura. Lá você encontra barracas com petiscos e bebidas, mesas e cadeiras, além de vendedores ambulantes de sacolé, ostras etc.
A dica é subir numa montanha de pedras que fica na areia, conhecida como Ilhota, de onde a vista é bem bonita. :)
Também é da Praia do Meio que saem os barquinhos pra piscina natural do Cachadaço, uma das principais atrações de Trindade.
O grupo com quem eu fiz o passeio preferiu ir até a piscina natural pela trilha, cujo início fica mais pra direita (de quem olha pra o mar). Quando chegamos estava chovendo, mas ainda assim achei bem tranquilo fazer a trilha. Não é muito puxada, e por ser coberta pela mata fica relativamente protegida de sol e chuva. Ela tende também a ficar meio úmida e escorregadia, então é preciso atenção em alguns trechos, mas estávamos todos de chinelo ou descalços e ninguém caiu. \o/
Quando terminamos a trilha já tinha parado de chover e o sol tava alto lá em cima. E o que se seguiu foi, pra mim, o ponto alto do passeio. :) Um conjunto de rochas lisas e arredondadas forma uma piscina grande, bem gostosa pra banho, e usando o snorkel e a máscara fornecidos pela Paraty Tours deu pra ver alguns peixinhos. Segundo a guia, quando a maré está mais alta fica ainda mais legal, porque a água fica mais transparente. Pra mim, só o visual já foi suficiente. Imagino que na alta temporada o lugar fique meio lotado, então vale a pena ir cedinho pra curtir mais.
Depois de curtir um pouco a Praia do Meio, o grupo do passeio foi almoçar no restaurante onde a van estava estacionada, na Pousada da Sueli. Eu escolhi não comer por lá, porque muitos dos pratos eram pra duas pessoas e os preços extrapolavam meu orçamento. Fui procurar outro restaurante na vila, que é composta por basicamente uma só rua com algumas lojinhas e lugares pra comer.
Não vi nenhum restaurante refinado, mas achei bastante oferta pra quem quer economizar, incluindo mercearia, padaria, hamburgueria e restaurantes com pratos feitos ou massas por uma média de R$ 20. Comi um PF de frango empanado gostoso e bem servido no Restaurante das Laranjeiras. Com refrigerante, couvert artístico e 10% deu R$ 35.
Satisfeitos e cansados, subimos de volta à van pra voltar até Paraty no fim da tarde. <3
Outras atrações de Trindade são a Praia Brava, de onde dá pra ir à Cachoeira da Praia Brava; a Praia de Fora, acessada facilmente a pé a partir da Praia do Cepilho; e a Cabeça do Índio, mirante bonitão aonde se chega por uma trilha depois da Praia do Cachadaço.
Onde se hospedar em Trindade
Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade
Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.
Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)
0 Comentários