Rio de Janeiro

Passeio em Arraial do Cabo: city tour de jeep pelas principais praias

Rio de Janeiro | 17/11/17 | Atualizado em 07/05/22 | Deixe um comentário

Relaxar na areia, caminhar por praias deslumbrantes, passear de barco, fazer trilhas e mergulhar com snorkel ou cilindro: várias das atividades praianas mais comuns estão disponíveis em Arraial do Cabo, no Litoral do Rio de Janeiro, e garantem uns dias bem delícia. Mas pra quem vai sem carro e quer chegar já com o pé direito, conhecendo praias menos acessíveis a pé e que não estão incluídas nos passeios de barco, uma boa pedida é acrescentar a essa lista o passeio de jeep oferecido pela Don Juan Tour.

Veja também:
Tour de buggy em Arraial do Cabo
Passeio de quadriciclo em Arraial do Cabo

don-juan-city-tour-arraial9

don-juan-city-tour-arraial1

Passeio em Arraial do Cabo: de jeep pelas praias

Fiz em maio esse city tour que percorre as principais praias da cidade, num jeep confortável com o guia Rafael, que foi muito simpático. Eu tinha acabado de chegar na cidade e só tinha espiado o marzão azul-caribe de Arraial na chegada, no ônibus vindo do Rio.

Foi uma ótima oportunidade de entender melhor a localização e o estilo de cada praia e decidir pra onde iria nos dias seguintes. O passeio é como uma versão reduzida do Ilha Tour de Noronha, que também não considero imperdível, mas serve como uma boa introdução ao lugar. Tipo um reconhecimento de território, sabe?

Procurando hospedagem em Arraial do Cabo? Clique aqui e compare preços de hotéis, pousadas e albergues.

Partimos da sede da Don Juan, perto da Praia dos Anjos, às 14h30. Começamos só passando de carro pela Praia dos Anjos e Prainha, que são mais fáceis de chegar a pé a partir de lá. Eu estava hospedada na Praia dos Anjos e fui pra Prainha andando no meu último dia, além de ter ido andando pra Praia Grande e Praia do Forno sem problemas.

A primeira parada do jeep foi na Praia do Pontal. Com areia bem branquinha e fina, mar azulzão, pouca infraestrutura, algumas árvores e muita tranquilidade, essa praia foi uma das minhas preferidas. Os fatores acima já me encantaram, mas caí de amores mesmo porque só de andar por uma espécie de pier já dá pra ver várias tartarugas (que infelizmente não quiseram posar pra fotos).

don-juan-city-tour-arraial13v2

don-juan-city-tour-arraial15

don-juan-city-tour-arraial17

don-juan-city-tour-arraial6

don-juan-city-tour-arraial19

don-juan-city-tour-arraial18

Leia também:

Arraial do Cabo e Búzios sem carro: como chegar vindo do Rio e como se deslocar

De lá seguimos pra Praia Grande, onde fizemos uma parada de uma meia hora. Nesse tempo dava pra escolher entre tomar um sorvete, açaí ou cervejinha, visitar as lojinhas (com uns biquínis bem baratinhos #ficaadica) ou só curtir o visual da praia. Como o nome diz, essa praia é bem grande – tanto em extensão (são 42km!) quanto em largura da faixa de areia. Voltei lá outro dia pra ver o pôr do sol, que é lindão.

don-juan-city-tour-arraial22

Antes do entardecer, subimos de jeep até o Pontal do Atalaia, onde paramos pra ver a vista. Não fomos até as Prainhas do Pontal do Atalaia (que não são a mesma coisa que a Praia do Pontal, nem que a Prainha – podiam ter escolhido uns nomes menos confusos, né? :P). Essas você visita facilmente num dos muitos passeios de barco disponíveis por lá; fiz o da Don Juan no dia seguinte e foi ótimo.

don-juan-city-tour-arraial23

No topo do Pontal do Atalaia se inicia uma trilha que desce até a Praia Brava, que é uma das mais bem preservadas, mas tem o mar bem agitado, nenhuma infraestrutura e acesso um pouco complicado. Quando chegamos lá a maré estava alta, então a curta faixa de areia tinha desaparecido. Fizemos o comecinho da trilha, paramos pra admirar a força do mar, tiramos umas fotos e voltamos pra o jeep.

don-juan-city-tour-arraial24

don-juan-city-tour-arraial8
Seguindo caminho, fomos até o lugar escolhido pra ver o sol se pôr: o Mirante do Francês. Infelizmente umas nuvens resolveram se juntar no horizonte e o fim de tarde não foi dos mais deslumbrantes nesse dia, mas achei muito gostosa a vibe lá no topo, além da lindezinha que são os cactos típicos dessa parte do litoral e as ondas se chocando contra as pedras lá embaixo. :)

don-juan-city-tour-arraial26

don-juan-city-tour-arraial27v2

Atualmente, o passeio da Don Juan custa R$ 70 por pessoa, com duração de cerca de três horas e água oferecida como cortesia. O tour não tem paradas pra banho. Recomendo usar roupas leves, passar protetor solar e levar uma canga ou casaquinho, porque o vento pode ficar frio lá em cima no fim da tarde.
O Janelas Abertas fez o city tour a convite da Don Juan Tours. Todas as opiniões manifestadas aqui são pessoais e não sofreram interferência da empresa. O Janelas Abertas preza pela transparência e sempre sinaliza eventuais parcerias e patrocínios.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário