Espanha

Córdoba, na Espanha: Roteiro pra um dia

Espanha | 19/09/14 | Atualizado em 06/06/17 | 7 comentários

A Andaluzia é amor <3 A região que mais corresponde aos clichês sobre a Espanha (tapas, flamenco, calor!) é uma boa opção pra quem vai à Europa no fim do ano, quando o inverno dá uma colher de chá pras cidades mais ao sul (ainda que a falta de aquecimento nas casas, pouco preparadas pra o frio, tenha me feito sofrer um bocado em Sevilha :B).

O primeiro post deste honorável blog foi um roteiro pra quem visita Sevilha, a capital andaluza, onde fiz meu segundo intercâmbio. Agora, finalmente trago informações sobre outros tesouros da região. Pra começar, a escolhida foi o mosaico cultural conhecido como Córdoba ;)

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

Procurando hospedagem em Córdoba? Clique aqui e encontre hotéis e albergues com os melhores preços.

A cidade fica a cerca de 140 quilômetros de Sevilha, às margens do Rio Guadalquivir, que também banha a capital. E se você já ouviu falar nela, provavelmente foi algo relacionado à sua catedral-que-era-mesquita, um exemplo de mistura entre as culturas islâmica e cristã.

No espaço, colunas simétricas em bege e vermelho dão uma mostra da peculiar arquitetura árabe, que contrasta com as intervenções feitas posteriormente pela Igreja Católica, como os grandes e pomposos altares. A entrada é paga (atualmente, 8 euros), mas em horário de missa (8h30 a 9h30, de segunda a sábado) dá pra entrar 0800. Só é preciso fazer silêncio e coisa e tal, mas eu sei que só tenho leitores educados e isso é óbvio pra vocês :D Foi mals pela foto desfocada, galheres!

Córdoba

Córdoba_ruas

Na parte antiga de Córdoba, tudo pode ser feito a pé, do jeitinho que a gente gosta ;) E no coração da cidade fica a “judería”, ou bairro judeu, marcado pela influência de mais um povo que habitou a cidade. Vale muito a pena se perder por esse labirinto de ruelas estreitas, onde fica também um dos ícones da cidade, a Calleja de las Flores (Rua das Flores), famosa por seus vasos floridos lindinhos pendurados nas paredes. A rua desemboca em uma pracinha de onde se avista a torre da catedral. É só amor <3

Depois de passar pelas simpáticas praças, pátios e igrejas da cidade, uma dica é visitar o Museu Vivo de Al-Andalus, que fica na Torre de la Calahorra. Ele é interativo e oferece várias mostras da convivência das culturas judaica, cristã e muçulmana na Córdoba medieval, incluindo maquetes fofuxas da catedral-mesquita. No final do percurso, tem a cerejinha no topo – o topo da torre, que dá direito a uma bela vista do rio. #adorovistas

Museu Al-Andalus

Torre de la Calahorra

Puente Romano

E pra o grand finale desse dia cordobês, não se esqueça da parte comilônica da coisa ;) Na Espanha, uma das maiores delícias é “tapear”, ou seja, sair pra bares e se empanturrar de “tapas” (petiscos, digamos assim). Por isso, se jogue no salmorejo, flamenquín, jamón ibérico… No saudoso ano de 2009, quando estive em Córdoba, um dos maiores points pra ir de tapas e tomar umas era a Plaza de la Corredera :D Como essa é a Plaza Mayor de lá, suponho que continue animada como suas irmãs Espanha afora.

Nesse outro post, você confere um pouquinho da lindeza que é a Alhambra, em Granada. E pra quem quer curtir ainda mais a região, outros passeios interessantes são ir até as cidades praianas de Cádiz, a 120 km de Sevilha, ou Málaga, a 220 Km, onde nasceu o pintor Picasso.

Contrate seu seguro viagem com desconto na Mondial Assistance
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

7 Comentários

  1. edinalva vieira

    Olá Luisa,
    Sou Edinalva Vieira ,funcionária pública e resido em Salvador- Bahia.Estou ansiosa por informações e buscando no Google encontrei as janelas abertas também pra mim.
    Valiosa a sua dica,estou indo pra Sevilha dia 23/05/15, e não conheço o sul da Espanha.
    Vou ficar uma semana em Sevilha e meu segundo dia é conhecer Córdoba em apenas 1 dia.Vc. conhece empresa de turismo que pega o turista no hotel?
    Obrigada

    • Luísa Ferreira

      Oi, Edinalva! Que legal que você chegou por aqui \o/ Espero que você aproveite muito a Andaluzia ^^ Infelizmente não conheço; não cheguei a usar nenhuma empresa de turismo por lá :( Um abraço!

  2. Querida, estou pensando na aventura deste ano e apenas encantada com seus relatos da Andaluzia <3 Muito obrigada por compartilhar!

    • Oi, gata! Que massa que vais pra lá! Morro de saudades dessa região incrível <3 Obrigada a vc pelo comentário ^^ Beijão!

  3. Beth Batista

    Olá Luisa td bem? Estarei em Andaluzia no final de maio, li seu post de Sevilha, o melhor até agora, nada como dicas de quem morou e curtiu a cidade não é? Estou fechando meu roteiro, fico na dúvida se só passo por Cordoba ou se durmo uma noite lá p seguir p Granada de manhã, alguma sugestão? Obrigada p super dicas, essa da torre de Córdoba ainda não tinha visto em nenhum blog nem no meu guia, bjao

    • Oi, Beth! Que bom que você gostou dos posts, obrigada! :D Sobre dormir ou não, depende de quanto tempo você tem disponível, mas se possível eu ficaria uma noite, sim. De Sevilha pra Córdoba você deve levar umas 2h, e de Córdoba pra Granada acredito que são umas 3h, então sobraria pouco tempo pra curtir a cidade com calma. Também vale a pena ir em alguns bares de tapas por lá à noite :) Além disso, a acomodação lá tende a ser relativamente barata, pelo que me lembro de 2009 e pelo que vi agora no Booking: https://booki.ng/2F8HBxx :) Boa viagem! <3

Deixe o seu comentário