Viajantes

Grandes jornadas: histórias inspiradoras de viajantes

Viajantes | 10/09/12 | Atualizado em 19/01/15 | Deixe um comentário

Eu ia falar hoje do livro O mundo ao lado, de Arthur Simões, que acabei de ler há pouco. Arthur passou três anos dando a volta ao mundo de bicicleta e conta, no livro, um pouco sobre essa aventura. Mas achei melhor começar do começo. “Conheci” Arthur (por telefone) por causa de uma matéria que escrevi pra o Jornal do Commercio. Foi das matérias mais inspiradoras, viajantemente falando, e me garantiu até um lugarzinho na final de um prêmio de jornalismo :)

O tal começo aconteceu quando fui descobrindo várias histórias de pessoas que partem em grandes jornadas. Gente que larga trabalho, amigos, família, vende todos os bens e sai pela estrada – com pouco mais do que algumas mudas de roupa – por anos, com objetivos ambiciosos como conhecer todos os países das Américas ou até dar a volta ao mundo, seja de carro, barco ou de bike. Muito tempo de viagem, muitas vezes em condições difíceis. Muitos quilômetros rodados, muitas fronteiras cruzadas. Como resultado, um sem fim de histórias e de aprendizado sobre si mesmos e sobre o mundo.

A bike de Arthur foi sua única companhia durante boa parte da viagem
Foto: Divulgação/Arthur Simões – Pedal na Estrada

Todos, sem exceção (pleonasmo, beijo), responderam a mesma coisa quando perguntei o que mais os marcou na trajetória: a bondade das pessoas. Todos falaram que o mundo não é tão perigoso quanto pensamos e que há muito mais coisas boas do que ruins. Ouvindo os relatos desses grandes exploradores, impossível não morrer de vontade de partir em uma aventura amanhã mesmo. Não só pela satisfação pessoal de ver com os próprios olhos todo esse mundão; sentir os cheiros, experimentar os diferentes sabores, ouvir os mais variados sons da natureza e da gente por aí afora. Mas também pra contribuir, assim como eles, pra que cada vez mais gente queira ir muito além do quintal de casa, do universo seguro a que estamos acostumados, da rotina confortável e sem grandes surpresas. Porque nada vale mais a pena do que correr atrás de um sonho.

Nos próximos posts, vou contar a história de cada uma dessas pessoas – entre eles, Arthur -, pra vocês terem também esse gostinho que eu tive ao falar com eles. Quem sabe não é a sua história que eu venho contar aqui daqui a um tempo? ;)

Leia mais:

Ponto de Partida: Recife: casal de advogados e jovem recém-formado saem pelo mundo

Desafiando seus sonhos: paulista e inglês partem numa Land Rover mundo afora

Mil dias nas Américas: casal de aventureiros ainda está na estrada

Histórias de Alice: casal de fotógrafos percorre o interior do Brasil numa kombi

Pedal na Estrada: jovem dá a volta ao mundo sozinho, de bicicleta


Já curtiu o Janelas Abertas no Facebook? Clica aqui e curte!

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário