Letônia

Onde ficar em Riga, Letônia: melhores bairros e hotéis

Letônia | 05/09/24 | Atualizado em 09/10/24 | Deixe um comentário

Planejando uma viagem para Riga? Eu visitei a capital da Letônia depois de um intercâmbio na Finlândia e a cidade me surpreendeu. Ela é a maior das capitais dos três países bálticos, mas ainda assim é pequena, sendo lar para 640 mil habitantes. E se você não sabe onde ficar em Riga, a boa notícia é que a maioria das atrações fica no Centro Histórico e arredores, e dá para fazer quase tudo a pé.

As estações de ônibus e de trem e o Mercado Central da cidade ficam a uma curta caminhada do Centro Histórico, e o aeroporto fica a 10 km dali. Ou seja: se hospedar nesse centrinho antigo, que reúne a maior parte das atrações turísticas da capital, é uma ótima opção.

Mas existem também outros bairros interessantes onde ficar em Riga, dependendo do seu orçamento e do seu estilo de viagem. Por isso, escrevi esse guia para te ajudar a decidir qual é o melhor para você. Achei a cidade muito arborizada e agradável e adorei conhecer cantinhos menos turísticos por lá.

Aqui neste artigo você vai descobrir onde ficar Riga, na Letônia, com dicas dos melhores hotéis e hostels para vários perfis de viajantes, dos mais econômicos aos luxuosos. Espero que você se encante por Riga tanto quanto eu!

Leia também:

O que fazer no Centro Histórico de Tallinn, Estônia
Onde ficar em Tallinn, capital da Estônia
Onde se hospedar em Helsinque, Finlândia

hospedagem em Riga

Onde ficar em Riga: melhores hospedagens bairro a bairro

1. Centro Histórico (Vecrīga): o coração histórico e turístico de Riga

O Centro Histórico de Riga (Old Town em inglês, ou Vecrīga em Letão) é o coração histórico da cidade e o lugar perfeito para quem quer estar cercado de arquitetura antiga, charmosas ruas de paralelepípedos e pontos turísticos icônicos.

Lá você encontra atrações como a linda Casa dos Cabeças Negras (um cartão postal da cidade), a Catedral de Riga e a Praça Livu, além de muitos bares e restaurantes. Essa região é a mais óbvia para se hospedar em Riga, já que você vai ficar no miolo turístico.

Considero essa uma boa localização para quem vai passar só uma ou duas noites na cidade e quer conhecer o básico da forma mais prática possível.

No entanto, justamente por ser uma área muito turística, as hospedagens por ali costumam ser mais caras, especialmente na alta temporada. Além disso, você vai ter menos contato com o cotidiano da cidade que é vivida pelos seus moradores.

centro histórico de riga

Melhores hostels e hotéis em Riga no Centro Histórico:

Blue Bird Hostel in Riga Old Town: albergue com excelente localização e ótimo custo-benefício. Oferece desde camas em quartos coletivos mistos ou femininos a quartos privativos bem bonitos.

Naughty Squirrel Backpackers Hostel: outro albergue bem localizado e bem avaliado, mas mais voltado para quem gosta de festa. Também tem quartos coletivos e privativos (com banheiro compartilhado). Os funcionários são muito elogiados.

Tree House: outra opção muito boa de hospedagem barata no Centro Histórico de Riga, com quartos compartilhados e privativos confortáveis e espaçosos.

Allure Rooms & Coffee: opção confortável e econômica, com quartos privativos (a maioria com banheiro compartilhado). Ótima localização e média alta de avaliações (9.0).

Riga Old Town Jāņa Sēta Residence: apartamentos grandes no coração do Centro Histórico. Bem decorados e com cozinha.

Kungu Apartments in Riga Old Town: apartamento estúdio muito bem localizado, com cozinha compacta com micro-ondas e geladeira. Na pontinha do Centro Histórico, já bem perto da estação de ônibus.

Konventa Sēta Hotel Keystone Collection: hotel 4 estrelas com excelente localização, quartos espaçosos e confortáveis e café da manhã muito elogiado.

Veja aqui todas as opções de hospedagem no Centro Histórico de Riga.

2. Centrs (Área Central): praticidade com melhor custo-benefício

Se você quer explorar Riga além dos pontos turísticos, mas ainda deseja ficar em uma localização central, Centrs (ou Central Riga em inglês) é uma ótima escolha. Esse bairro fica logo ao lado do Centro Histórico e lá você encontra alguns dos prédios em estilo art nouveau mais bonitos da cidade, além de bons restaurantes, cafés e lojas.

É uma boa escolha de onde ficar em Riga se você quer estar perto dos pontos turísticos, mas também sentir um pouco melhor como é a “vida real” da cidade. Ficando ali você também tem fácil acesso a outras partes de Riga por transporte público. Além disso, as hospedagens nessa região costumam ser mais baratas.

Eu fiquei nesse bairro e gostei muito. Para chegar ao Centro Histórico saindo de lá, eu passava pelo lindo parque Bastejkalns e pela Esplanade, o que tornava a caminhada de uns 20 minutos muito agradável.

centro de riga

Onde ficar em Riga na região central:

Cinnamon Sally Backpackers Hostel: entre os hostels de Riga, esse é o mais bem avaliado, com média de 9,1. Ele tem quartos privativos duplos e coletivos, e os hóspedes elogiam bastante a localização, o café da manhã, os funcionários e o ambiente de integração entre viajantes.

Ibis Riga Centre: opção econômica de hospedagem no centro de Riga, esse hotel da rede Ibis tem quartos modernos instalados em um prédio de 1895. É um hotel simples, mas bem localizado.

Mercure Riga Centre: essa hospedagem central oferece bastante conforto a 400 metros do Centro Histórico e juntinho da estação de trem. Inaugurado em 2014, o hotel tem academia, restaurante e bar.

Radisson Blu Latvija Conference & Spa Hotel: esse luxuoso hotel 4 estrelas tem restaurante e bares (inclusive um com vista panorâmica), piscina, saunas seca e a vapor e spa. Os hóspedes elogiam muito o café da manhã e os funcionários.

Monika Centrum Hotels: outra opção 4 estrelas no Centro de Riga, esse hotel funciona em um edifício neo-gótico de 1883 e tem decoração elegante e clássica e um bufê de café da manhã bem variado.

Veja todas as hospedagens na área central de Riga (inclui Centro Histórico e Centrs).

Avoti: para quem busca algo mais “autêntico”

Ao lado de Centrs (Central Riga) fica Avoti, um bairro que vem ganhando cada vez mais popularidade entre os viajantes que gostam de conhecer um lado mais autêntico e menos turístico das cidades.

Essa área não tem muitos hotéis, mas tem uma boa oferta de apartamentos de aluguel por temporada. Com ruas residenciais tranquilas, cafés, brechós, galerias independentes e uma vibe descolada, é outra boa pedida para quem busca hospedagem com bom custo-benefício e gosta de “brincar de morador” no destino.

De lá até o Centro Histórico você vai caminhar entre 20 e 30 minutos. Ah, e a região também tem muitos edifícios em estilo art nouveau para lhe distrair durante o percurso.

edifício em estilo art nouveau em riga

Boas opções de hospedagem em Avoti:

Riga Lux Apartments – Ernesta: apartamentos de vários tamanhos, desde estúdios a apês com dois quartos e varanda. Confortáveis, próximos ao Centro Histórico e muito bem equipados, esses apartamentos têm média 9,5 nas avaliações de hóspedes.

Constantine Apartments: outra opção de apartamentos com muito bom gosto, espaçosos e bem equipados, com piso de madeira e decoração bonitona.

Veja aqui todas as opções de onde ficar em Avoti e Latgale.

Āgenskalns: para os alternativos e boêmios

Outra boa localização em Riga para quem curte uma vibe mais alternativa é Āgenskalns, bairro que mistura o agito de cidade com um ambiente mais interiorano. Localizado de frente para o Centro Histórico de Riga, do outro lado do rio Daugava, Āgenskalns era habitado por operários das fábricas das redondezas, mas hoje é um bairro queridinho dos hipsters e artistas.

Enquanto o centro de Riga é famoso pela sua arquitetura art nouveau, Āgenskalns se destaca pelas casas de madeira de dois andares. Ali você também encontra edifícios mais modernos, uma cena cultural vibrante, um parque lindo e boas opções gastronômicas. De lá até o Centro Histórico são uns 15 minutos de tram, ou cerca de 35 minutos a pé.

melhores bairros em riga

Melhores hotéis em Riga no bairro Āgenskalns:

Radisson Blu Daugava Hotel: esse é um hotel 4 estrelas mais antigo, mas tem boa estrutura com academia e SPA (pago à parte) e restaurante com vista panorâmica. Os hóspedes elogiam o café da manhã e a localização. Tem estacionamento pago.

Bellevue Park Hotel Riga: com estacionamento gratuito e avaliação média 8,7, essa é outra opção de hotel 4 estrelas na região. Também tem instalações antigas, mas os quartos foram renovados e são confortáveis, o café da manhã é elogiado e dá para ir andando ao centro ou pegar transporte público bem na frente.

Wooden House near City center: essa é uma opção de hospedagem diferenciada, instalada em uma das típicas casas de madeira do bairro. São dois andares divididos em dois apartamentos totalmente equipados, cada um com dois quartos. Também é possível alugar a casa inteira (nesse caso, até 28 pessoas podem se hospedar lá). A casa tem varanda, jardim e banheira de hidromassagem para seis pessoas. Uma excelente escolha para quem busca onde ficar em Riga em grandes grupos.

Confira todas as hospedagens disponíveis em Āgenskalns.

Curtiu essas dicas de onde ficar em Riga, na Letônia? Eu achei essa cidade uma graça e adorei que dá para ficar em regiões mais autênticas com fácil acesso aos pontos turísticos.

E quanto tempo ficar em Riga? Eu passei três dias inteiros em Riga, sem contar os dias de chegada (vindo de Tallinn, de ônibus) e de saída (voltando para Helsinki, de avião). Em um deles fiz bate-volta para Sigulda, cidade próxima que abriga lindos castelos. Achei uma quantidade de tempo boa para ficar lá, mas com mais tempo também dá para explorar outros lugares nos arredores.

Se ainda não tiver decidido onde ficar, clique aqui para conferir todas as opções de hospedagem em Riga.

onde ficar em riga

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário