Goiás

Onde ficar em Brasília: melhores regiões e hotéis com bom custo-benefício

Goiás | 27/10/22 | Atualizado em 01/02/24 | 1 comentário

Asa Sul, Asa Norte, Eixo Monumental, Setor de Clubes, SHN… São tantos nomes e siglas que podem gerar confusão na hora de escolher onde ficar em Brasília. Confesso que na primeira vez que estive por lá, demorei para entender a distribuição da cidade. Mas tudo ficou mais claro quando compreendi a lógica usada no planejamento da Capital Federal.

Dividida em grandes setores e cidades-satélites, é preciso planejar bem onde ficar na cidade para estar próximo dos seus pontos de interesse. Por isso, preparei um artigo explicando as divisões da capital e quais os melhores locais para se hospedar em Brasília.

Onde ficar em Brasília: melhores bairros

O primeiro passo é entender que Brasília é formada pelo Plano Piloto, que tem o formato de um avião. Diferente, não é? Se nunca reparou, pode conferir no mapa. No centro do plano temos o Eixo Monumental, que é o centro de tudo e onde ficam a rodoviária, Ministérios, Congresso Nacional e diversos órgãos do governo local e federal.

Partindo do centro, temos as duas asas, Sul e Norte. Essas são as melhores regiões para se hospedar na cidade, onde estão bons hotéis, pousadas e hostels.

Um pouco distante da região central ficam as demais regiões administrativas (antigamente chamadas de cidades-satélites), que são cidades de pequeno e médio porte localizadas a uma distância entre 6 e 25 km do Plano Piloto. Algumas delas: Gama, Taguatinga, Brazilândia, Sobradinho, Planaltina, Núcleo Bandeirante, Ceilândia, Candangolândia, entre outras.

O Plano Piloto também é dividido em áreas para facilitar a concentração de empresas de um mesmo segmento, tais como Setor Comercial, Setor Bancário, Áreas Residenciais, dentre outras. Para os visitantes, o setor que mais interessa é o Setor Hoteleiro; principalmente o da Asa Norte, que tem mais opções e infraestrutura e é conhecido pela sigla SHN.

dicas de hospedagem em Brasília

Leia também:
Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: melhores cidades e hospedagens
Chapada dos Veadeiros sem carro: como chegar e fazer os passeios

Onde ficar em Brasília na Asa Norte

A Asa Norte é um bairro novo e bem cuidado, com algumas quadras vazias. O que faz dele mais tranquilo e com menos trânsito, comparado com a Asa Sul. Os hotéis ocupam a área próxima ao Eixo Monumental, como já mencionei, no Setor Hoteleiro Norte.

Além de hospedagem, nessa área você encontra o Brasília Shopping, diversos comércios e bons restaurantes. Assim, a Asa Norte é considerada a melhor opção de onde ficar em Brasília, e foi minha escolha quando passei pela Capital Federal.

Para quem busca acomodações mais luxuosas, a Asa Norte oferece muitas opções. Como o Grand Mercure Brasília Eixo Monumental, um hotel 5 estrelas localizado em frente ao Brasília Shopping.

Há também Flats, como o BSB Stay Flats Particulares. Lá, os hóspedes podem usufruir de toda a infraestrutura do prédio, incluindo restaurante, piscinas, sauna, academia e garagem.

Uma sugestão mais em conta na Asa Norte é o Hotel Asa Norte, que oferece uma acomodação simples, porém confortável e com ótima localização. Outra opção bem localizada e econômica é o Joy Hostel, com quartos compartilhados e privativos. Ele fica próximo do Eixo Monumental e das principais atrações da cidade.

Onde ficar em Brasília na Asa Sul

A Asa Sul foi a primeira área a ser ocupada em Brasília e o Setor Hoteleiro Sul (SHS) se mistura com o Setor Comercial Sul (SCS). Isso faz com que a região seja muito movimentada durante o horário comercial. No entanto, à noite as ruas ficam vazias e menos seguras.

O Setor Hoteleiro Sul tem até uma estação de metrô, chamada de Galeria. Durante o dia pode ser uma boa opção utilizar o transporte público por lá, mas à noite é melhor utilizar carros de aplicativo.

A maioria das hospedagens por ali são mais simples e antigas. Mas isso não é regra: há hotéis luxuosos como o Windsor Plaza Brasília, uma acomodação 5 estrelas com piscina, restaurante e academia.

No entanto, o destaque em hospedagem na região é o Complexo Brasil 21, que adota o conceito de proporcionar ao hóspede diversas opções de serviços, lazer, gastronomia e centro de negócios, tudo num mesmo espaço.

Outra opção são os apartamentos completos, como o Boulevard Antares, com quarto e cozinha. Ele fica próximo do Estádio de Brasília e do Complexo Cultural da República.

Também vale conferir o KzaZendf Cama e Café Asa Sul, que dispõe de quartos individuais e suítes simples, mas com localização privilegiada na área central.

E para quem procura opção de quartos compartilhados, o Hostel Villa Brasília é uma boa sugestão, próximo de atrativos como o Memorial Juscelino Kubitschek e a Catedral de Brasília.

catedral de brasília

Onde ficar na Vila Planalto

A Vila Planalto é um bairro que fica entre o Palácio do Planalto e o Palácio Alvorada, que são, respectivamente, o local de trabalho e a moradia do Presidente da República.

Vizinha do Setor de Hotéis e Turismo Norte, a vila conta com um rico patrimônio histórico e é conhecida como polo gastronômico de Brasília, com muitas opções de restaurantes.

A Vila Planalto é uma boa opção para se hospedar, mas tenha em mente que é uma área residencial e comercial voltada para os moradores de Brasília, com um ar mais de “cidade do interior” e sem os toques modernistas característicos da capital. Como está no Plano Piloto, em poucos minutos é possível chegar nos principais pontos turísticos da cidade.

Por ali você encontra hotéis simples como o Hotel Vila Planalto, uma boa opção de onde ficar em Brasília barato, a cerca de 1,5 km da Praça dos Três Poderes.

Também próximo à praça, a Pousada Vitória da Vila oferece diversos tipos de acomodações, como suítes, quarto família e quartos compartilhados.

Hotéis perto do aeroporto de Brasília

O Aeroporto Internacional de Brasília (Presidente Juscelino Kubitschek) está a cerca de 13 km do centro do Plano Piloto, relativamente próximo da Asa Sul.

Se você procura onde ficar em Brasília próximo do aeroporto, o ibis Styles Brasília Aeroporto é uma boa opção, a apenas 800 metros do local.

Nos arredores do aeroporto, nas cidades-satélites Núcleo Bandeirante e Candangolândia, também há um grande polo de hospedagem, com opções mais simples e em conta.

Um exemplo é o Hotel MM Aeroporto Brasília, localizado no Núcleo Bandeirantes a cerca de 6 km do aeroporto. O hotel tem café da manhã incluso na diária e um bom custo-benefício.

Ao se hospedar nessa região, você estará próximo da Rodoviária Interestadual de Brasília, do Zoológico de Brasília e de outras cidades-satélites, como Guará e Águas Claras.

Ainda não decidiu onde ficar em Brasília? Veja todas as opções de hospedagem disponíveis no Booking.com e confira os preços para as datas da sua viagem. No site, você faz sua reserva online, muitas vezes com cancelamento grátis. Confira as condições de reserva de cada estabelecimento descritas na página.

dicas de onde ficar em brasília

Hospedagem gratuita em Brasília

Que tal ficar em Brasília sem pagar hospedagem? Isso é possível por meio de um voluntariado da Worldpackers, plataforma em que você dedica algumas horas de trabalho por semana, ajudando em tarefas que o anfitrião necessite, em troca de acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.

Assim, além de não pagar por hospedagem, você conhece pessoas de várias partes do Brasil e do mundo, aprende coisas novas e vive uma imersão como se fosse um morador do lugar. Já fiz vários voluntariados desse tipo e foram incríveis!

Existem diferentes opções de vagas de voluntariado em Brasília. Você pode ver gratuitamente as páginas de anúncio das vagas, com as descrições e avaliações de viajantes. Se gostar de alguma delas (ou várias, quem sabe?), é só se candidatar e esperar a resposta do anfitrião.

Pra poder se candidatar às vagas e conversar com anfitriões é preciso pagar uma anuidade, que é usada pra custear o funcionamento da plataforma. Atualmente, o valor é de 49 USD anuais, ou 39 USD se você clicar aqui ou usar o cupom JANELASABERTAS na parte de pagamento, ganhando assim 10 dólares de desconto.

Quer saber mais? Veja também o guia completo do Janelas Abertas sobre voluntariado em viagens.

Texto por Rafaela Beatriz, colaboradora do blog Janelas Abertas

Posts Relacionados

1 Comentário

  1. rodizio de pizza brasilia

    Brasília tem tantas opções.. Obrigado por compartilhar! Abs

Deixe o seu comentário