São Paulo

Onde ficar em Ubatuba, SP: melhores regiões e dicas de hospedagem

São Paulo | 23/09/22 | Atualizado em 02/04/24 | Deixe um comentário

Localizada no litoral norte de São Paulo, Ubatuba possui belíssimas praias, cachoeiras e ilhas paradisíacas, além de atrativos culturais e gastronômicos. Escolher bem onde ficar em Ubatuba é importante, porque o litoral da cidade é bem extenso (são mais de 100 praias!) e o ideal é ficar próximo dos atrativos que mais te interessem.

Para ajudar, preparei esse guia sobre as melhores regiões para ficar em Ubatuba, além de dicas para nortear sua busca pela acomodação ideal. Nele você vai encontrar desde refúgios em meio à mata preservada até lugares próximos do agito do centro.

E antes de mais nada, fica a dica: Ubatuba é uma das regiões mais concorridas do litoral norte paulista, então não deixe para última hora para escolher a hospedagem. Especialmente se estiver planejando viajar em feriados ou na alta temporada, reserve com antecedência, para não correr o risco de ficar sem opções com bom custo-benefício.

O que fazer em Ubatuba

mulher surfando ao pôr do sol

Lembra que falei que são mais de 100 praias? Pois é! Em Ubatuba, há opções para agradar a todos tipos de viajantes, desde as mais selvagens e isoladas até as mais badaladas, sendo as principais: Praia de Itamambuca, Praia do Félix, Praia do Prumirim, Praia da Fazenda, Praia do Lázaro e Praia Grande.

Também não faltam ilhas paradisíacas para um passeio de barco ou um mergulho para ver a vida marinha, como a Ilha das Couves, Ilha do Prumirim e a Ilha Anchieta.

Sem falar nas belíssimas cachoeiras, como a Cachoeira do Tombador e a Cachoeira Água Branca. Além disso, você encontra atrativos culturais, históricos e gastronômicos no centro de Ubatuba.

Leia também meu artigo completo sobre O que fazer em Ubatuba.

Qual a melhor região para ficar em Ubatuba?

Como comentei antes, decidir onde ficar em Ubatuba – SP é uma questão importante, pois o litoral é extenso e é bom evitar perder muito tempo com locomoção. A cidade é dividida em três principais regiões: Norte, Centro e Sul. Vou falar sobre as características de cada uma delas a seguir.

O Norte de Ubatuba é a região mais preservada e com praias mais selvagens, porém a infraestrutura turística ainda é precária e com poucas opções de comércio. É uma boa sugestão para quem quer sossego, praias vazias e contato com a natureza. Na minha opinião, as praias dessa região são as melhores praias para ficar em Ubatuba e são sempre minha primeira escolha.

Já o Sul é a região mais urbanizada e com maior movimento de turistas, e pode ser uma boa opção de onde ficar em Ubatuba para quem gosta de praias com melhor infraestrutura turística, com muitas opções de quiosques, restaurantes, bares e hospedagem.

O Centro de Ubatuba é onde estão atrações como o Centro Histórico e o Projeto Tamar. Além disso, no centro é onde rola a vida noturna. Lá você encontra muitos bares, restaurantes, feira de artesanato e praça de eventos.

No entanto, as praias da região central são consideradas impróprias para banho. A vantagem do centro é estar a uma distância não tão grande para conhecer as praias de ambas as regiões, norte e sul.

Onde ficar em Ubatuba no Litoral Norte

praia de ubatuba

A primeira praia da região norte, Perequê-açu, fica bem próxima da região central e é uma das que têm melhor infraestrutura na região.

Lá você encontra bons lugares onde ficar em Ubatuba barato. Algumas sugestões bem avaliadas para diferentes perfis: um quarto família no Hotel Dellamares; um bangalô de frente para o mar no Balangan Flats; ou um party hostel com quartos compartilhados e privativos, no Green Haven Hostel, perfeito para quem quer conhecer pessoas.

Uma opção de onde ficar em Ubatuba pé na areia é o Itamambuca Eco Resort, um resort 5 estrelas que oferece  piscina, spa e  academia. Ele fica na Praia de Itamambuca, que tem boa infraestrutura e comércio.

Também em Itamambuca você encontra boas hospedagens mais econômicas, como o Sintonia Surf Hostel e Bar, com opções de quartos compartilhados e suítes. E o Mandacaru Chalés e Suítes Itamambuca, a 150 metros da praia, com opções de quartos família com bom custo-benefício.

A Praia do Prumirim é uma boa opção para quem não quer se deslocar muito pela cidade ou tem poucos dias de viagem, pois une praia, cachoeira e uma belíssima ilha, tudo bem próximo.

Ela conta com opções interessantes de hospedagem, como o Refugio Prumirim, com quartos família, estacionamento e café da manhã continental. Uma sugestão mais econômica é o Prumirim Surf Suítes, com estúdios família a 300 metros da praia.

No extremo norte de Ubatuba, há menos opções de hospedagem e preços mais salgados. Em Picinguaba, de onde partem barcos para a Ilha das Couves, uma sugestão seria o Residence Picinguaba, com suítes a 10 passos da praia. A tranquilidade é um grande diferencial do local.

Busca uma imersão na natureza? Recomendo o Banana Bamboo Ecolodge. Com chalés ecológicos, ele fica no Sertão de Ubatumirim, região com pouquíssima infraestrutura, mas perto de belíssimas praias e cachoeiras. Acho essa região incrível pelo contato direto com a flora e fauna da mata atlântica.

Onde se hospedar no Litoral Sul

melhores praias para se hospedar em ubatuba

Praia Grande é uma das melhores praias para ficar em Ubatuba se você procura boa infraestrutura e um bom custo-benefício.

Ali você encontra muitas opções de apartamentos para aluguel por temporada, como o Home Resort Palmeiras II, o Apartamento Duplex e o Apartamento 3 quartos de cobertura, todos bem equipados e próximos da praia. Além de hostels, como o Kambô Surf House, com quartos compartilhados a 350 metros da areia.

A Praia de Maranduba também conta com boas hospedagens e é uma área bem procurada pelos turistas.

Você encontra ali casas para temporada, como Casa Aconchegante a 200 mts da Praia da Maranduba; apartamentos com piscina, como o Apto novo com piscina em Ubatuba; chalés aconchegantes, como o Chalés Pajuçara e também pousadas, como a Eco-Encanto Pousada.

Com águas calmas e boa infraestrutura, a Praia do Lázaro tem boas opções de onde ficar em Ubatuba pé na areia, como o Tons de Mar Residence, com acomodações novíssimas com cozinha e banheiro privativo; ou o Hotel Solar das Águas Cantantes, que oferece piscina, bar e salão de jogos.

A Praia da Lagoinha é onde se inicia a famosa Trilha das 7 Praias, e pode ser uma ótima opção de hospedagem caso planeje fazer a trilha.

Na Lagoinha, há pousadas como a Pousada Castello Montemare e a Aldeia Da Lagoinha , que recebem elogios pela tranquilidade e bom atendimento.

Outra opção é o Hostel 7 praias, em que é possível se hospedar em uma Kombi Home de frente para o mar!

Onde ficar na Região Central

onde ficar em ubatuba

O centro de Ubatuba fica no bairro Itaguá. Pode ser um local estratégico para se hospedar, pois fica perto do comércio e a uma distância razoável de boas praias. Na região há opções de acomodação para todos os gostos.

Se você procura um hotel confortável com quartos bem equipados, o Hotel Parque Atlântico é uma boa opção, com quartos família, café da manhã e bem próximo da praia central.

Outra sugestão é ficar em um apartamento, como o Apartamento Itaguá. Esse é um espaço novo e bem equipado, a poucos metros da orla da praia do Itaguá e próximo ao shopping, restaurantes e bares.

Próximo da Praia do Cruzeiro, a apenas 300 metros, a Pousada da Tina é bem charmosa e tem opções de quartos duplos e família, além de jardim, estacionamento grátis e um café da manhã bem avaliado pelos hóspedes.

Para quem procura uma hospedagem mais em conta ou está viajando sozinho, há boas opções de hostels no Centro de Ubatuba.

O Casa Alma Zen – Hostel Boutique & Bistrô, a 450m da Praia do Cruzeiro, é considerado excepcional pelos hóspedes. O local oferece quartos compartilhados, restaurante, bar, bicicletas para emprestar, além de cozinha e lounge compartilhados.

Localizada a 600 metros da Praia do Itaguá, o Wanderlust Guest House tem opções de quartos compartilhados ou duplos, bar, jardim, cozinha e lounge. Os hóspedes elogiam a limpeza e a boa localização.

Ainda não decidiu onde ficar em Ubatuba? Veja todas as opções de hospedagem disponíveis no Booking.com e confira os preços para as datas da sua viagem. No site, você faz sua reserva online, muitas vezes com cancelamento grátis. Confira as condições de reserva de cada estabelecimento descritas na página.

Onde ficar em Ubatuba de graça

um dos locais que recebem voluntários pela worldpackers

Que tal ficar em Ubatuba sem pagar hospedagem? Isso é possível por meio de um voluntariado da Worldpackers, plataforma em que você dedica algumas horas de trabalho por semana, ajudando em tarefas que o anfitrião necessite, em troca de acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.

Existem dezenas de vagas de voluntariado disponíveis em Ubatuba, em diferentes tipos de hospedagem e também em projetos ecológicos. Você pode ver gratuitamente as páginas de anúncio das vagas, com as descrições e avaliações de viajantes. Se gostar de alguma delas (ou várias), é só se candidatar e esperar a resposta do anfitrião.

Para poder se candidatar às vagas e conversar com anfitriões é preciso pagar uma anuidade, que serve para custear o funcionamento da plataforma. Atualmente, o valor é de 49 USD anuais, ou 39 USD se você clicar aqui ou usar o cupom JANELASABERTAS na parte de pagamento, garantindo 10 dólares de desconto.

Quer saber mais? Veja também o guia completo do Janelas Abertas sobre voluntariado em viagens.

Texto e fotos por Rafaela Beatriz, colaboradora do blog Janelas Abertas

Créditos das fotos que ilustram o texto: Unsplash e Pixabay – Creative Commons (direitos de uso liberados) e Rafaela Beatriz (cedidas para publicação no blog Janelas Abertas)

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário