Viajantes

Brasileiros pelo mundo: blogs de expatriados para acompanhar

Viajantes | 02/04/18 | 4 comentários

Morar fora é uma delícia: são muitas descobertas, aprendizados e experiências que provavelmente não viveríamos no Brasil. Mas também traz um monte de desafios, como ficar longe de quem amamos e sermos sempre “estrangeiros”. Sempre curti acompanhar blogs de gente que vive em outros países, tanto pra entender como lidam com essa dualidade quanto pra aprender mais sobre a cultura dos lugares onde vivem. Mesmo pra quem não pensa em se mudar pra outro país, eles costumam ser ótimas fontes de informação pra turistas que vão visitar os destinos.

Fiz uma compilação de blogs de brasileiros pelo mundo, pra você também se inspirar pra próxima viagem ou apenas se informar sobre o que acontece lá fora pelo olhar de compatriotas. Alguns deles são mais focados no dia a dia no exterior, enquanto outros trazem dicas superatualizadas sobre os melhores lugares pra visitar, onde comer, como se deslocar, como economizar, eventos pra conferir…

A lista tá em ordem alfabética e tá longe de ser exaustiva, incluindo principalmente gente quem eu já sigo há tempos e sei que faz um trabalho legal. Muitos países (e continentes inteiros) ficaram faltando porque não encontrei blogs atualizados. Se tiver sugestões, conta aí nos comentários, que eu completo o post! :)

Planejando uma viagem pra o exterior? Não se esqueça do seguro viagem! Clique aqui e veja como fazer seu orçamento online e contratar um seguro confiável com desconto.

Blogs de brasileiros pelo mundo

Alemanha

Agenda Berlim

Escrito pelo casal de pernambucanos (meus conterrâneos <3) Nicole e Pacelli, o Agenda Berlim é uma ótima fonte de informações pra quem vai pra essa cidade interessantíssima. Eles moram na Alemanha há quase 10 anos e hoje, além de alimentar o blog com informações práticas sobre Berlim e arredores e contar como é a vida no país, eles oferecem passeios guiados e consultoria pra montar viagens por lá.

berliner dom na alemanha

Argentina

Aires Buenos

O Aires Buenos é “O” blog pra quem planeja uma viagem pra capital argentina. Criado por Túlio Bragança, que também se mudou pra lá há uns 10 anos, ele reúne um monte de informações sobre o que ver por lá: tem guia de bairros, restaurantes, hospedagens e passeios. Acho que Túlio não tá mais vivendo na cidade, mas continua atualizando o site com a ajuda de outros autores. Ah, e o site também promove passeios guiados por Buenos Aires e lançou guias em formato e-book, que você pode comprar aqui.

Aquí me quedo

Outra que vai completar uma década em terras porteñas e compartilha seu conhecimento sobre a cidade é a jornalista Gisele Teixeira, que é apaixonada por tango e tem uma seção inteira do blog dedicada ao assunto. Ela também dá dicas de comidinhas, compras, lugares e cursos de todo tipo por lá, de espanhol a bordado.

Canadá

Mikix

O casal Mirella e Kiko já morou em vários lugares, mas há mais de 16 anos vão e voltam pra Toronto. Atualmente Mirella é agente de intercâmbio especializada no Canadá, enquanto seu marido trabalha em TI. No blog, que está no ar desde 2003, eles falam sobre como é morar lá, dão dicas de intercâmbio e de passeios no país e entrevistam outros expatriados, além de falar sobre a vida nos EUA e na Austrália, onde eles já moraram.

Gaby no Canadá

Gabriela Ghisi foi fazer doutorado na Universidade de Toronto há uns oito anos e acabou ficando. No blog, ela fala sobre os vários bairros da cidade, onde comer, onde fazer compras, dá dicas de passeios, curiosidades, imigração e estudos no Canadá. Ela também publica a cada mês um post falando sobre atividades e eventos pra curtir em Toronto e fala sobre como é a ser mãe no Canadá.

Chile

Fui, Gostei, Contei

Sigo Carlinha há anos e sempre me identifiquei com ela, mas passei a acompanhá-la nas redes sociais ainda mais atentamente depois de conhecê-la pessoalmente, no ano passado. Desde então, ela se mudou pra o Deserto do Atacama, no Chile, e depois de trabalhar em agências de turismo lá em San Pedro acabou abrindo a própria agência junto com o namorado, a FuiGosteiTrips. Hoje em dia o blog não é atualizado com frequência porque ela tá focando esforços na agência, mas você pode conferir alguns posts úteis sobre o Chile (e principalmente sobre o deserto mais seco do mundo) lá e principalmente no Instagram dela.

O melhor mês do ano

Camila é outra que tive o prazer de conhecer no ano passado e também escolheu o Chile não só pra morar, mas pra abrir um negócio – sendo que beeem mais pra o sul. Ela é dona de um hostel em Chiloé e também não tem atualizado o blog com tanta frequência, mas acumula uma boa quantidade de posts sobre as viagens que já fez pelo país.

China

China na Minha Vida

Christine mora em Shanghai, na China, desde 2009, e no ano seguinte criou o blog. Desde então, se apaixonou cada vez mais pela cultura chinesa, e no “China na minha vida” ela mistura fatos curiosos com roteiros e informações práticas pra quem tem interesse pelo país.

Espanha

Passaporte Barcelona

Coincidentemente, os dois blogs de expatriados na Espanha que acompanho são focados em Barcelona. O Passaporte Barcelona, aliás, foi uma ótima fonte de informação pra última viagem que fiz pra lá. Ele é escrito pelo casal hispano-brasileiro Cecília e Tony, que moram em Zaragoza, mas são apaixonados pela capital catalã e vão visitar cerca de uma vez por mês. O site é bem focado em informações práticas e traz dicas desde o básico (quando ir, quantos dias ficar, segurança etc.) a passeios, transporte, hospedagem, comidas e notícias que são de interesse dos turistas.

Sol de Barcelona

A historiadora Cristina Rosa trabalhava em um museu nas Ramblas, em 2012, quando resolveu criar o blog pra contar mais sobre a história, a cultura e a vida em Barcelona com foco nos turistas brasileiros. Ela é casada com um catalão e adotou a cidade como sua, trazendo no blog mais um monte de informações práticas, notícias e roteiros.

parque guell em barcelona

Estados Unidos

NY And About (Nova Iorque)

A fotógrafa mineira Martha Sachser se mudou pra os EUA em 2007 e desde 2010 vive em Nova Iorque, cidade onde sempre tinha sonhado morar. No blog ela dá dicas detalhadas pra curtir NY e também fala sobre como é a vida na cidade. Restaurantes e lanchonetes novos e badalados, informações práticas, locações de filmes e dicas de compras estão entre os assuntos do blog.

Ideias na Mala (Califórnia)

A fofa da Mari Vidigal, autora do Ideias na Mala, já morou em São Paulo, Kyoto e Madri e há alguns anos montou sua base na Califórnia. No blog, ela mistura dicas de viagem pra outros destinos com dicas detalhadíssimas sobre um dos estados mais interessantes dos EUA, com foco em São Francisco. Os roteiros dela são completíssimos; vale a pena demais conferir antes de ir por lá.

Colagem (Texas)

A carioca Luciana Misura já morou em São Paulo e Lisboa antes de ir para os Estados Unidos, onde já chamou de casa lugares como Michigan e Washington, e desde 2008 vive em Austin, Texas. Além de trabalhar como consultora de design e usabilidade, ela também é agente de viagens, e no blog reúne vários posts sobre a Vida nos EUA, incluindo entrevistas com gente que mora em diversas cidades do país, e também dá dicas de turismo nos EUA e em outros países e de viagens com crianças.

França

Conexão Paris

Referência sobre Paris, esse blog foi criado em 2007 pela historiadora Lina Hauteville, que desembarcou na cidade em 1983 e nunca mais saiu. Depois de tanto tempo morando lá, ela continua se dedicando a conhecer cada cantinho da cidade e compartilhar dicas de compras, restaurantes, hospedagem, passeios, cultura, arte, estilo de vida e roteiros por outras regiões da França. Em 2011, a filha dela se juntou à mãe pra transformar o Conexão Paris em um receptivo dos turistas brasileiros na cidade, e outros colaboradores também foram convidados desde então.

Direto de Paris

Outra historiadora radicada em Paris, a paulista Renata Rocha mora por lá desde 2010 e também compartilha no blog várias dicas atualizadas sobre Paris e arredores, outras partes da França e alguns outros países europeus.

Destino Provence

Essa outra mineira, Natalia, também escolheu a França como lar, e segue na Provence desde 2010. Ela faz o blog junto com Bernardo, seu marido, e desde 2015 os três compartilham também as experiências de viajar com um bebê. O Destino Provence não é atualizado com muita frequência, mas é uma boa fonte de informações pra quem quer ir a essa charmosa região francesa e também traz posts sobre a rotina por lá e questões práticas.

arco do triunfo na frança

Grécia

Uma brasileira na Grécia

Virna Lize saiu do Brasil pela primeira vez em 2008 pra ir morar na Grécia, onde segue até hoje. Ela dá dicas de viagem e conta como foi sua adaptação no país.

Holanda

Ducs Amsterdam

Quando fui pra Amsterdam pela primeira vez, minha irmã montou todo nosso roteiro com base nas dicas de Daniel Duclos, brasileiro que mora na capital holandesa desde 2007. Me senti como se estivesse fazendo o passeio com ele, e voltei a consultar suas dicas, junto com outras muitas fontes, quando voltei pra lá no ano passado. Ele se mudou pra Holanda quando a esposa conseguiu um emprego por lá, e trocou a carreira na área de TI pelo ofício de blogueiro, que o sustenta até hoje. Atualmente o Ducs tem uma equipe, que traz colunas periódicas sobre gastronomia e agenda cultural.

Bailandesa

Mais recentemente, conheci o Bailandesa, que traz outras perspectivas sobre a vida na Holanda. Escrito pela baiana Clarissa Mattos, o blog tem seções dedicadas a turismo, tradições holandesas, diferenças culturais, museus, agenda cultural e notícias.

amsterdam na Holanda

Itália

Italiana

Ana Grassi sempre foi apaixonada pela Itália e já morou no país como estudante “lisa”, dividindo apartamentos com um monte de gente, e também já curtiu bons hotéis, restaurantes e passeios sofisticados. Formada em Direito, ela acabou seguindo outros rumos: se tornou professora de italiano, passou a trabalhar preparando roteiros personalizados e temáticos pra o país da bota e, há uns três anos, criou o blog ITALIAna, onde mostra o que há de melhor por lá.

Passeios na Toscana

Deyse Ribeiro foi estudar na Toscana, se apaixonou e nunca mais voltou. Hoje ela é Guia de Turismo Oficial na Itália, e criou o site pra promover seus passeios e serviços. Na página você encontra muitas informações úteis sobre a região, além de notícias e curiosidades. Ah, e ela também tem um site chamado Itália para Brasileiros, onde fala sobre outras regiões do país.

A Bolonhesa

A carioca Dani Bispo casou com um italiano, se mudou pra Itália e hoje fala no seu blog sobre como é a vida no país, com destaque pra Bolonha e região Emília-Romanha, onde mora atualmente. Arte, cultura, gastronomia, o idioma italiano e roteiros estão entre os assuntos abordados por lá.

coliseu na Itália

Inglaterra

Dri Everywhere

Um dos primeiros blogs que comecei a acompanhar na vida, o Dri Everywhere foi criado em 2004 pela economista Adriana Miller, que já visitou mais de 90 países e morou na Itália e na Espanha antes de se estabelecer em Londres, onde se casou e teve dois filhos. Há cerca de um mês, ela avisou aos seguidores que tava se mudando pra os EUA com a família, mas não podia deixar de colocar o blog dela aqui: Adriana explorou Londres de cabo a rabo quando morou lá e você encontra muuuuito conteúdo sobre a cidade no site.

London, Sô

Só dá Minas nesse post, hein? :) Também nascida na terra do pão de queijo, Luiza Ferrari criou o blog “London, sô” em 2012, depois de se mudar pra Londres quando seu marido conseguiu um emprego por lá. Além de falar muito de outros destinos, principalmente na Europa, ela aborda temas como prós e contras da vida em Londres, destinos pra passeios de bate-volta ou pra ir de trem saindo da capital inglesa, como se vestir pra o inverno, restaurantes e muito mais.

Irlanda

e-Dublin

Criado pelos paulistanos Eduardo Giansante e Homero Carmona durante um intercâmbio em Dublin, o e-Dublin se transformou num grande site sobre intercâmbio e conta com vários colaboradores que contribuem com textos e vídeos sobre estudos no exterior e vida na Irlanda.

Ká Entre Nós

Perto dos 30, já mãe, Karine resolveu realizar o sonho de estudar fora e foi parar na Irlanda. Chegando lá, ela logo conseguiu emprego num shopping e começou a namorar um irlandês, com quem depois se casou. Hoje, ela mora na Irlanda com os dois filhos (a mais nova, uma menina, nasceu por lá) e fala no seu blog sobre vida na Irlanda, maternidade, relacionamento com um estrangeiro, dicas de estudo, trabalho e turismo por lá.

Peru

Cup of Things

Esse blog ainda não teve atualizações esse ano, mas como é o único que conheço focado no Peru, achei que valia incluir aqui. :) Escrito pelas amigas Manu e Bia, o “Cup of things” fala sobre a vida em Lima, viagens pelo Peru, viagens com crianças e alguns outros destinos na América do Sul.

Machu Picchu no Peru

Portugal

Cultuga

Os jornalistas paulistas Rafael e Priscila moram em Lisboa desde 2013 e compartilham no blog “Cultuga” várias dicas sobre Portugal, desde passeios a música, receitas, literatura, cinemas, como é morar no país e diferenças entre a nossa “versão” do idioma e a deles.

República Tcheca

Insider Praga

Esse blog é um caso especial: seu autor não mora em Praga, mas ainda assim conhece bem a capital tcheca. Gabe Britto (cujo excelente trabalho acompanho há muitos anos através de outros blogs dele) morou em Praga entre 2000 e 2001 e atualmente vive no Brasil, mas volta pra lá cerca de duas vezes por ano pra visitar amigos, que o abastecem com informações enquanto ele não está. O blog não traz um olhar “de morador” propriamente dito, mas tem dicas bem completas sobre uma das cidades mais charmosas da Europa, incluindo notícias e curiosidades.

Ponte Carlos em Praga

Uruguai

Viver Uruguay

A baiana Jamile se apaixonou pelo Uruguai – e por um uruguaio – durante uma viagem de férias em 2010. Quase um ano depois da primeira viagem, ela desembarcou em Montevidéu de mala e cuia e compila em seu blog um monte de informações que vão além do “roteiro de x dias” que se encontra na maioria dos sites. É uma ótima fonte caso você queira saber mais sobre a cultura, transporte, comidas e estudos nesse pequeno, mas charmoso país.

Outros países

Infelizmente não conheço blogs atualizados de brasileiros que morem na Ásia, na África ou na Oceania, mas no site Brasileiras pelo mundo você encontra visões brazucas sobre a vida em diversos países. Na equipe tem gente que mora em Dubai, Portugal, Romênia, Suíça, Abu Dhabi, Dinamarca, Inglaterra e Áustria, e elas também fazem entrevistas com brasileiras radicadas em outras partes do mundo.

Outra fonte de informação pra quem pensa em morar no exterior é o blog Brasil com Z, que conta com dezenas de colaboradores. Lá você encontra dicas de viagem e depoimentos sobre adaptação cultural, estudos e trabalho fora do Brasil.

Crédito das fotos que ilustram o post: Pexels – licença Creative Commons Zero (CC0)

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

4 Comentários

  1. Olá, Luisa
    Tudo bem?
    Obrigada pelo carinho e indicação ao Cultuga :)
    Um grande beijo

Deixe o seu comentário