Aprendizado e trabalho

12 bolsas de estudos no exterior com editais abertos

Por uma combinação de muito tempo fuçando o Google, muita preparação, muitos projetos elaborados e cartas de motivação escritas e um bocado de sorte, eu já ganhei algumas bolsas de estudos e fui selecionada pra cursos e eventos legais em outros países com tudo pago – e não tenho o perfil mais excepcional do mundo. Por isso, faço questão de dizer: você também pode! ;)

Também já me inscrevi pra algumas bolsas que não me aprovaram, mas faz parte, e a boa notícia é que tem sempre uma nova oportunidade se abrindo mundo afora. Fiz um monte de posts sobre o assunto (que você encontra nessa página), mas sempre que der vou voltar a fazer compilações periódicas de editais abertos no momento, pra facilitar um pouco a vida de quem tá nessa busca. Dá uma olhada no que tá disponível agora (março de 2017) e boa sorte! :)

Leia mais:

Guia completo sobre estudos no exterior

Ah, e se você achar que o prazo tá curto e não vai dar pra se inscrever dessa vez, mas o curso/programa te interessou, fique ligado: muitas dessas convocatórias abrem todo ano, então você pode já ir se preparando pra uma possível chance no futuro.

Curso de espanhol em La Rioja (Espanha)

O que é: um curso trimestral de língua e cultura espanhola oferecido na Universidad de La Rioja de outubro a dezembro de 2017, janeiro a março de 2018 ou abril a junho de 2018. O curso inclui atividades culturais como visitas a pontos turísticos, degustação de vinhos e pratos típicos locais, exibição de filmes etc. Essa bolsa existe há muitos anos e acho que tem tido sempre novas convocatórias.

Quem pode participar: Estudantes de universidades brasileiras (pode ser de bacharelado, licenciatura, pós-graduação, especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado) com nacionalidade brasileira. Não é necessário ter conhecimentos prévios de espanhol.

O que a bolsa cobre: 1500 euros pra cobrir os gastos com passagem aérea e manutenção durante o curso, além de isenção de taxas pra participação no curso, alojamento em residência universitária e seguro saúde.

Prazo: 29 de março

Curso de Espanhol em Salamanca (Espanha)

O que é: o Santander Universidades oferece um curso de três semanas de idioma e cultura espanhola em uma das instituições mais tradicionais da Europa, a Universidad de Salamanca.  A viagem vai ser de 03/07 a 22/07 ou 10/07 a 29/07.

Quem pode participar: só os alunos de uma das 32 universidades participantes do Programa TOP España. Se for o seu caso, você deve preencher o formulário de inscrição no app Santander Universitário e receberá um e-mail de confirmação da sua candidatura. Todas as etapas do processo seletivo e critérios utilizados na seleção são definidos pelas universidades participantes, que publicam um edital interno com as informações necessárias. Serão selecionados 100 bolsistas.

O que a bolsa cobre: voos de ida e volta de Madrid, traslados até Salamanca, hospedagem, alimentação, o curso, material de apoio e certificado, além de passeios culturais oferecidos ao grupo.

Prazo: 15 de maio

Graduação, mestrado ou MBA na Holanda

O que é: O programa Orange Tulip Scholarship, que também costuma abrir todo ano, tá oferecendo 80 oportunidades de bolsas pra brasileiros, pra cursos ministrados em inglês em 35 universidades holandesas. As ofertas são para cursos de graduação, pós-graduação, MBA e Short Degree (em que só o último ano do bacharelado é feito no exterior).

Quem pode participar: cada instituição tem pré-requisitos específicos.

O que a bolsa cobre: Tem bolsas que pagam 100% do valor do curso, outras dão descontos na anuidade e algumas oferecem ajuda de custo, podendo chegar a 50 mil euros.

Prazo: 1º de abril

Curso no MIT com estágio no New York Times e Boston Globe (EUA)

O que é: A bolsa de estudos Elizabeth Neuffer oferece sete meses de curso e pesquisas no Centro de Estudos Internacionais do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a possibilidade de estagiar em jornais como Boston Globe e The New York Times.

Quem pode participar: Mulheres fluentes em inglês com pelo menos três anos de experiência trabalhando com jornalismo em tempo integral, com histórico de coberturas sobre direitos humanos e justiça social. A experiência pode ser em meios de comunicação online, impressos, rádio ou TV, incluindo freelancers, mas estágio não conta.

O que a bolsa cobre: despesas de passagem, visto, seguro saúde, moradia, alimentação e transporte.

Prazo: 11 de abril

Curso de verão em Turim (Itália)

O que é: Duas semanas de curso na Turin School of local Regulation. O curso, que vai acontecer de 4 a 15 de setembro, aborda a regulação e administração de serviços públicos locais, como água, transporte público e esportes.

Quem pode participar: estudantes do último ano da graduação, alunos de pós-graduação e funcionários da administração pública de municípios, estados ou órgãos regionais e de agências reguladoras.

O que a bolsa cobre: acomodação e isenção das taxas do curso. Não inclui passagens aéreas, transporte, seguro viagem ou alimentação.

Prazo: 5 de junho

Apoio para artistas plásticos desenvolverem projetos na Espanha

O que é: um programa da Fundación Botín destinado à formação, pesquisa e realização de projetos pessoais no âmbito da criação artística, não incluindo trabalhos teóricos. A bolsa começa a valer no dia 1º de outubro e dura 9 meses, podendo ser prorrogada. O edital completo tá disponível aqui.

Quem pode participar: não encontrei requisitos específicos além de que os inscritos devem ser artistas plásticos e ter uma proposta de plano de atuação pra o período da bolsa. São duas bolsas pra espanhóis e seis pra pessoas de outras nacionalidades.

O que a bolsa cobre: seguro saúde e 23 mil euros pra cobrir gastos de viagem, acomodação e custo de vida.

Prazo: 5 de maio

Pós-graduação na Nova Zelândia

O que é: o programa New Zealand Development Scholarships dá bolsas na Nova Zelândia pra estudantes da América Latina. As bolsas são pra cursos de pós-graduação (6 meses), diploma de pós-graduação (1 ano), mestrado (1 a 2 anos) e doutorado (até 4 anos). Os aprovados no processo seletivo se comprometem a voltar ao Brasil e passar pelo menos dois anos no país depois de concluir os estudos. Diversas instituições espalhadas pela Nova Zelândia são contempladas.

Quem pode participar: Candidatos de todas as áreas podem se inscrever, mas será dada preferência para estudantes que escolham cursos nas áreas de agricultura e energia renovável. É preciso ter pelo menos 18 anos no início do período na Nova Zelândia e ser cidadão do país onde se fez o pedido da bolsa, ou pelo menos ter vivido ali nos últimos dois anos. Candidatos com até 39 anos terão preferência no processo seletivo.

O que a bolsa cobre: passagem de ida e volta, custos do curso, seguro saúde e uma ajuda de custo mensal.

Prazo: 30 de março

Curso de verão para estudantes de Ensino Médio em Chicago (EUA)

O que é: O Neubauer International Summer Scholar Program vai levar dois jovens brasileiros pra estudar na Universidade de Chicago por três semanas entre junho e julho. O objetivo é possibilitar que jovens talentosos tenham a experiência de estudar e morar em uma universidade norte-americana de ponta.

Quem pode participar: alunos de Ensino Médio. É necessário apresentar o certificado de proficiência TOEFL (nota mínima 104) ou IELTS (nota mínima 7), mas também existe a possibilidade de fazer uma entrevista de proficiência online pagando 50 dólares.

O que a bolsa cobre: gastos com o visto, passagens áreas, custos do curso, acomodação, alimentação, gastos extras e seguro saúde.

Prazo: 3 de abril

Mestrado na Alemanha

O que é: esse tradicional programa de bolsas para mestrado em inglês ou em alemão na Alemanha é oferecido pelo DAAD pra jovens profissionais de países “em desenvolvimento” que queiram fazer cursos na área de Desenvolvimento, o que inclui desde engenharias a ciências sociais, passando por administração, saúde pública, geografia etc. Os cursos duram um ou dois anos, dependendo da instituição. Aqui nesse link você encontra um livreto com várias informações sobre as bolsas.

Quem pode participar: jovens profissionais que tenham graduação completa (concluída há no máximo seis anos) com notas acima da média, inglês ou alemão fluente e no mínimo dois anos de experiência profissional na área do curso. Outros pré-requisitos variam de acordo com o mestrado escolhido.

O que a bolsa cobre: 750 euros por mês, ajuda de custo pra passagens aéreas, curso de alemão e seguro saúde.

Prazo: Como as inscrições devem ser feitas diretamente com a universidade do seu interesse, o prazo varia. Vi cursos com processos abertos até 30 de setembro e outros até apenas 15 ou 30 de abril, por exemplo.

Pós-graduação na Espanha

O que é: mais uma vez, a Fundación Carolina tá com várias oportunidades de bolsas, sendo 312 pra pós-graduação na Espanha em áreas como ciência e novas tecnologias, energia e meio ambiente, ciências da saúde, economia, ciências sociais e direito, artes, humanidades e comunicação.

Quem pode participar: em geral é preciso ter terminado a graduação e morar no Brasil, mas cada curso tem pré-requisitos específicos.

O que a bolsa cobre: as “ajudas de estudo” cobrem de 50% a 75% do valor do curso, passagem área e seguro saúde, enquanto as “bolsas” propriamente ditas cobrem de 50% a 100% do valor dos cursos, passagem área, seguro saúde e oferecem uma quantia mensal para o custo de vida. Pra saber qual o tipo de bolsa cada curso oferece, visite a página específica do curso pelo qual você se interessa.

Prazo: 6 de abril

Graduação na Universidade Bocconi, em Milão (Itália)

O que é: bolsas para fazer a graduação na Università Commerciale Luigi Bocconi, em Milão. A Bocconi possui cursos de graduação em três áreas: Administração, Economia e Finanças; Ciências Políticas; e Direito. Alguns cursos são em italiano, mas a maioria é em inglês.

Quem pode participar: as bolsas concedidas por “mérito” vão pra os candidatos com os melhores perfis acadêmicos, enquanto as “bolsas pra estudantes internacionais” também levam em consideração as condições econômicas dos candidatos e exigem que não sejam residentes nem cidadãos italianos, nem tenham obtido diploma de Ensino Médio na Itália.

O que a bolsa cobre: isenção total das taxas de matrícula, que são de cerca de 11.500 euros por ano, e acomodação na residência universitária. Existem outras modalidades de bolsa que oferecem só isenção das taxas ou redução de 50% no valor do curso.

Prazo: 7 de abril

Graduação na American University em Washington D.C. (EUA)

O que é: a Emerging Global Leader Scholarship oferece bolsa pra um aluno cursar graduação na American University, em Washington D.C.

Quem pode participar: os candidatos ideais são alunos internacionais que “passaram por vários desafios”, tenham background socioeconômico “diverso e sub-representado”, que tenham terminado o Ensino Médio entre os melhores 10% da turma, tenham compromisso comprovado com liderança, voluntariado e trabalho comunitário e possuam o certificado TOEFL iBT (nota 95), IELTS (7.0) ou TOEFL de papel (600).

O que a bolsa cobre: todas as taxas do curso, acomodação e alimentação. Não estão incluídas as taxas pra emitir visto, passagens aéreas, seguro saúde, livros e outras despesas. A bolsa é renovável por até quatro anos, desde que o desempenho acadêmico do aluno seja satisfatório.

Prazo: 15 de dezembro

Atenção: tou apenas divulgando oportunidades que encontrei pela internet e não tenho como tirar dúvidas específicas sobre nenhum desses programas de bolsas. Pra mais detalhes, consulte o site de cada instituição clicando no título de cada item e, se necessário, envie um e-mail ou ligue pra os responsáveis pela convocatória. Importante: não deixe o medo ou a preguiça o impedirem de tentar!

Contrate seu seguro viagem com desconto na Mondial Assistance
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

5 Comentários

  1. Lucia

    Boa tarde podem ajudar me em site para bolsa de estudo em area de SAUDE PUBLICA, para mestrado, por favor agradecia so mocambicana

  2. donencia

    Agradecia que me disponibilzassem uma bolsa de estudo na area Gestao, pois saber nao tem fronteiras.

  3. Marilda Amado

    olá , sou de São Tomé e Príncipe, formada em Gestão de empresa e queria uma bolsa para mestrado em Finanças Públicas.

  4. Joaquim Sungo

    Olá sou o Joaquim, licenciado em Comunicação Social, gostaria de ganhar uma bolsa em ciências da comunicação ou linguística

  5. Gloria sitoe

    oi gostaria que me disponibilizassem uma bolsa para ensino de pedagogia licenciatura

Deixe o seu comentário