Viagem pra Dentro

Cruzando o oceano outra vez

Passar pelo controle de segurança do aeroporto, esperar na sala de embarque, comprar água, entrar no avião, separar as coisas essenciais pra o voo, guardar a mochila, ajustar o relógio do celular pra o horário de Portugal. Ler, ouvir música, dormir, ver um filme, olhar o mapa na telinha pra ver em que ponto do oceano estamos, dormir de novo. Desembarcar, passar pela imigração em Lisboa, carimbo no passaporte, sala de embarque de novo, pastel de nata, mais água (agora da torneira), outro avião. Ajustar o relógio pra uma hora a mais, esperar a decolagem, ligar o iPod de novo, olhar pela janelinha, ver outro país lá embaixo. Mais um desembarque, esperar a mala, passar no ponto de informações turísticas pra pegar um mapa e perguntar de onde sai o shuttle pra o centro. Shuttle, metrô, caminhadinha, hostel. Check-in, guardar mala, rua. Sair andando, parar pra comer, andar mais, olhar o mapa, me perder, me achar de novo.

Tudo isso é cansativo pra caramba, mas é bom demais, né? ;) Hoje à noite, embarco pra umas mini férias entre França e Alemanha, com um motivo muito especial: fui selecionada pelo Conselho da Europa pra participar, junto com uns 200 jovens de vários países, do World Forum for Democracy, em Strasbourg :) É a primeira vez em que vou pra Europa pra um curto período, mas ainda assim me peguei antecipando cada pedacinho da viagem com muito carinho, incluindo momentos como ficar sentada no chão frio do aeroporto pra carregar o celular. hehe.

Essa é a terceira edição do fórum, que tem como tema “From participation to influence: can youth revitalise democracy?” (Da participação à influência: a juventude pode revitalizar a democracia?). Vão ser três dias de debates, laboratórios e palestras com grandes nomes dos quatro cantos do mundo. Antes disso, me reúno por outros quatro dias com gente de 16 a 30 anos, de todos os continentes, pra pensar democracia e participação social e propor diversas formas de chegar mais perto do nosso ideal de um mundo justo pra todos. Espero trazer de lá muita inspiração que possamos aplicar por aqui, através do Mirim Brasil \o/

wfd-platform

E já que vou cruzar o oceano, aproveito também pra rever amigas muito queridas – aquelas com quem viajei pra Lisboa há quase dois anos -, que vão sair de suas casas na Inglaterra, Irlanda e Polônia pra um feliz reencontro na terra natal de outra delas, Stuttgart. Um grupo que se formou na Espanha e prova que as diferenças culturais e os muitos quilômetros de distância não são obstáculos ;)

Já atualizei as músicas no iPod, comecei um livro novo no Kindle, salvei todos os roteiros e confirmações de hostels, voos e trens. Volto daqui a 18 dias, mas o blog não vai ficar abandonado! Me virei nos 30 pra adiantar as coisas do trabalho e conseguir deixar posts prontos por aqui também, então podem continuar me dando a honra de visitar o Janelas, por favor ^^ Só devo demorar um pouco pra responder aos comentários, mas prometo fazê-lo assim que der. Em compensação, vai ter conteúdo fresquinho aqui em breve, e vocês podem acompanhar a viagem em tempo real lá no Instagram do blog :D

À bientôt, auf wiedersehen!

Posts Relacionados

5 Comentários

  1. LAFS

    Excelente notícia, Luisa!
    Desejo sucesso e tudo de bom em sua viagem…você merece…

  2. Carina Teixeira

    Que bom! Viajar é sempre uma excelente notícia :) Irei acompanhar esta nova aventura pelo instagram.

    • Luísa Ferreira

      Só consegui responder agora, mas que bom que você tá acompanhando, Carina! :)) Um abraço

  3. Mariana Medeiros

    Que lindo, Lu! e QUE HONRA!! Não tenho dúvidas que vais trazer uma grande bagagem de conhecimento na volta! :)

    • Luísa Ferreira

      Linda! :) Beijão!

Deixe o seu comentário