Espanha

Como ir de ônibus do aeroporto de Madrid pra outras cidades

Espanha | 04/12/12 | Atualizado em 03/06/22 | 11 comentários

Ok, Valladolid nem é tão pequena quanto eu esperava e sim, tem seu próprio aeroporto. No entanto, as opções de voos chegando e partindo dele não são tantas, infelizmente. Por isso, em quase todas as viagens de avião que fiz e farei por aqui, o jeito é pegar o voo ou desembarcar no aeroporto de Madrid. Mas a parte boa é que não dá assim tanto trabalho :)

É que a companhia de ônibus Alsa faz o trecho Valladolid-Aeropuerto de Barajas (Madrid) direto, então não é preciso sair do aeroporto e ir pra uma estação de ônibus. A mesma coisa pra o sentido inverso, claro, e pra ir desde o aeroporto madrileño a muitas outras cidades espanholas. Dá pra comprar os bilhetes da Alsa online ou no próprio aeroporto e estações.

Vai pra Europa? Não se esqueça que o seguro viagem é obrigatório pra entrar lá!
Clique aqui e saiba como contratar o seu com desconto.

Só é preciso ficar ligado em uma coisa: o aeroporto de Madrid é bem grande e muitos voos (todos os meus, até agora) chegam no terminal 1, enquanto os ônibus pra outras cidades saem do terminal 4. Mas isso também não é problema! Basta pegar o ônibus gratuito do aeroporto, que sai com muita frequência (nunca esperei mais de 5 minutos) e percorre todos os terminais.

Meu pai vai vir me visitar e me perguntou como fazer pra pegar o ônibus, etc. Resolvi, então, explicar aqui, pra servir também a outros que forem usar o Aeroporto de Barajas como base pra chegar a outra cidade por aqui ;)

É bem simples. Quando desembarcar em Barajas, procure essa sinalização abaixo, que indica o caminho pra chegar no ônibus que conecta os quatro terminais (T1 a T4).

Esse é o ônibus. Quando chegar, basta subir nele por qualquer uma das portas e ya está :) Dentro do ônibus, há avisos sobre as próximas paradas, mas já que você tá indo pro T4 nem tem mistério: é a última e pronto.

Chegando lá, vá pra o térreo (Planta 0), que é de onde saem os ônibus. E aí, saindo do saguão coberto do aeroporto, você vê essa área com as plataformas numeradas (tipo esse 1 e 2 que aparecem aí na foto) e alguns ônibus. É daí que vai sair o seu :)


Se você ainda não comprou o bilhete, pode fazê-lo nessa máquina da Alsa, que fica junto das plataformas e aceita dinheiro e cartões.

Ela mostra, na tela principal, os ônibus com saídas próximas. Também é possível buscar outros destinos – e mudar a língua em que as informações são exibidas, clicando nas bandeirinhas.

Não é um grande fã de tecnologia? Tem alguma dúvida? Não se preocupe: basta entrar no saguão do aeroporto pra encontrar um guichê da Alsa, com um funcionário de carne e osso, onde você pode pedir informações e comprar sua passagem.

O ideal, no entanto, é conferir antes no site da companhia os horários disponíveis no dia da sua chegada. Normalmente, não se leva mais de meia hora pra ir do T1 ao T4, mas se você estiver com muitas malas ou for meio perdido, é bom considerar um tempo maior. 

Eu prefiro comprar as passagens de ônibus com antecedência, porque quando cheguei aqui em setembro quase me dei mal: meu voo chegou umas 15h e havia dois ônibus logo depois: um às 16h e outro às 16h45. Depois deles, só às 23h30! (Pois é, normalmente os intervalos não são tão grandes, mas acontece). N

ão comprei a passagem antes por medo de que o voo atrasasse e eu perdesse o ônibus, mas quando cheguei no T4, já não havia lugares disponíveis no ônibus das 16h e só sobravam uns 5 no das 16h45. Imagina ter que ficar esperando até quase meia-noite… Resumindo: se puder, compre antes :) Mas também não precisa ser tããão antes assim. Com exceção de feriados e tal, alguns dias de antecedência são suficientes.

Procurando hospedagem em Madrid? Clique aqui e veja as melhores opções de albergues e hotéis

Obs: Outra opção é ir de Madrid à outra cidade de trem, mas pra isso é preciso sair do aeroporto e ir até a estação, etc. O percurso de trem pode ser bem mais rápido (se for o AVE pra Valladolid, só uma horinha, contra as 3h do ônibus), mas acho mais prático vir direto do aeroporto mesmo (principalmente com muitas malas), então nunca usei essa alternativa…

Boa viagem!

Contrate seu seguro viagem com desconto na Mondial Assistance
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

11 Comentários

  1. Isabela Costa

    Oii! Adorei encontrar seu blog e as suas dicas! Vou pra Valladolid em fevereiro estudar um semestre e, como nunca fiz um intercâmbio, estou pirando um pouco… hahaha Até porque não há muitas informações sobre a cidade e não conheço ninguém que já foi pra lá! Aliás, se tiver alguma dica de onde morar, ou até mesmo como providenciar algum lugar daqui do Brasil, seria ótimo! :)

  2. Oi, Isabela! Imagino como você deve estar se sentindo! Pode me perguntar qualquer coisa sobre a cidade :) E posso te ajudar a arrumar um apartamento sim! Conheço muita gente que vai embora em fevereiro e vai deixar quartos vagos…

    • Gislaine Fogaro

      Olá. Eu também viajo para Valladolid em Fevereiro e adorei encontrar suas belas dicas! Também preciso de lugar para morar. Farei estágio no ITACyl que fica mais retirado da cidade. Gostaria muito de ter dados de locais onde poderia ficar! Beijos

      • Luísa Ferreira

        Oi, Gislaine! Que bom que você gostou dos pots :) Você pode procurar um apartamento acessando as páginas de Erasmus (estudantes europeus em intercâmbio) no Facebook, como essa aqui https://www.facebook.com/groups/315619561921902/?fref=ts por exemplo. Lá, normalmente tem gente oferecendo apê ou buscando outras pessoas pra dividir. Ou então você pode entrar em contato com o setor de relações internacionais da universidade de lá, caso você esteja ligada a ela. Boa sorte! Um abraço.

  3. Flávia

    Olá Luisa

    Em Junha estarei indo para Valladolid e ficarei uns 10 dias na cidade gostaria que você me desse dicas de lugares para se hospedar…se puder os mais em conta .rs!

    Bjs!

    • Oi, Flávia! Aluguei um apartamento lá antes de ir, então nem sei te dar dicas por experiência pessoal :/ Mas você pode dar uma olhadinha no Booking, certamente tem opções legais com preços razoáveis, porque a cidade é pequena :) Procura ficar mais ou menos perto da Catedral, mas não precisa ser mega dentro do centrinho porque dá pra ir andando pra muitos lugares. Um abraço!

      • Flávia

        Obrigada Luisa
        Não querendo ser chata rs! .é minha primeira viagem…farei só mais algumas perguntas .Entao! Chegando no aeroporto de Barajas é tranquilo chegar na cidade

        E de Valladolid é fácil se deslocar para outras cidades e países ?

        • Oi, Flávia! Sem problemas :) Como falei no post, pelo menos na época em que eu morava lá, o aeroporto de Valladolid tinha pouquíííssimos voos, então o jeito é usar o aeroporto de Madrid, mas esse percurso de ônibus é bem tranquilo. Você também pode pegar ônibus diretos de Valla pra várias outras cidades espanholas (a estação de ônibus de lá é organizada) e pode ir de trem pra lugares dentro e fora da Espanha também – fui pra Lisboa de trem, por exemplo (8h de viagem). Um abraço

  4. Ana Clara

    Oi, Luísa! O bilhete é pedido no ônibus ou vc o valida em alguma catraca?

Deixe o seu comentário