Rio de Janeiro

Onde ficar em Ilha Grande: melhores regiões e dicas de pousadas

Rio de Janeiro | 10/05/23 | Atualizado em 30/08/23 | Deixe um comentário

Quer saber onde ficar em Ilha Grande, destino paradisíaco no estado do Rio de Janeiro? Já estive lá algumas vezes e amo esse lugar. Me hospedei e conheci diferentes partes da ilha, e neste artigo vou falar quais são as melhores regiões para se hospedar e onde ficar em cada uma delas, com opções que vão desde casas luxuosas a pousadas econômicas.

No final do texto, ainda vou dar uma super dica para quem não quer gastar nada com a hospedagem.

Onde fica Ilha Grande e como chegar?

A Ilha Grande fica no litoral sul do estado do Rio de Janeiro e faz parte da cidade de Angra dos Reis. Ela está localizada a aproximadamente 160 quilômetros da Cidade Maravilhosa e cerca de 370 quilômetros da cidade de São Paulo. De ambas as capitais, existem ônibus para Angra dos Reis.

O único meio de chegar na ilha é através de embarcações, que saem de três lugares: Angra dos Reis, Conceição de Jacareí e Mangaratiba. Os barcos com saídas de Angra vão até as vilas de Araçatiba, Provetá e do Abraão, enquanto os que saem de Conceição de Jacareí e de Mangaratiba vão apenas para a vila do Abraão. Por isso é fundamental saber onde ficar em Ilha Grande antes de planejar sua ida e pegar o transporte.

Onde ficar em Ilha Grande: melhores regiões

Antes de falar dos melhores lugares para ficar em Ilha Grande, vamos entender um pouco mais sobre esse destino? A ilha é realmente grande e lá não existem carros, muito menos estradas. São mais de 100 praias espalhadas pelos seus 200 quilômetros de extensão, e os meios de locomoção são as suas próprias pernas e os barcos.

Eu acho interessante se hospedar em pelo menos dois lugares diferentes, se possível. Assim, você consegue ter uma visão mais abrangente do destino. Mas mesmo que você fique num só lugar, ainda assim dá para conhecer várias praias através de passeios de barco e trilhas.

Vamos, então, conhecer as melhores regiões de Ilha Grande para se hospedar?

Vila do Abraão

A vila do Abraão é a maior comunidade da ilha e a mais movimentada. É onde se concentram a maioria dos bares, restaurantes e comércio no geral. Esse é o ponto de partida para diversas trilhas e passeios de barco. Por ser o maior vilarejo da ilha, há muitas opções de hospedagens no Abraão, das mais simples até as mais sofisticadas.

onde ficar em ilha grande

Para quem quer ficar perto do centrinho da vila, a Pousada Horizonte dos Borbas tem um ótimo custo-benefício. Ela fica a 250 metros da praia do Abraão e é rodeada por um lindo jardim. Outra opção bem localizada é a Pousada Casablanca, a 70 metros da praia e do centro. Ela fica numa casa antiga e conservada, e com um belo jardim.

Já para quem prefere um lugar com mais contato com a natureza, a Pousada Albatroz é ideal. Ela fica no meio das montanhas e é toda decorada num estilo rústico. O Aquario Pousada Hostel também é bem interessante, localizado no canto direito da praia do Abraão, no caminho para a praia da Júlia. A acomodação possui um píer próprio e redes espalhadas por todo o jardim. Uma delícia!

A Pousada Naturalia é uma boa dica para quem busca uma hospedagem mais sofisticada na Ilha Grande. Ela fica no canto direito da praia do Abraão e todos os quartos possuem varanda com rede e vista para o mar ou para as montanhas. Outra opção é a Pousada Aquarela do Mar, que fica quase ao lado da Naturalia e tem o mesmo estilo.

E para quem está procurando onde ficar em Ilha Grande barato, a Pousada Cachoeira é uma hospedagem situada a 800 metros do centrinho da vila do Abraão, no meio da mata. Ela conta com uma pequena cachoeira dentro da propriedade. A pousada disponibiliza uma cozinha completa para os hóspedes prepararem as suas próprias refeições, o que ajuda muito a economizar.

A Pousada Costa Verde também tem um ótimo custo-benefício. Fica a 400 metros da praia do Abraão e alguns quartos incluem uma cozinha compacta.

Enseada de Araçatiba

A enseada de Araçatiba é uma pequena vila de pescadores. É um lugar para quem busca paz e tranquilidade. Não existem muitas opções de comércio e restaurantes, por isso, é importante escolher uma boa hospedagem. Para comodidade dos hóspedes, a maioria das  pousadas em Araçatiba tem bar e restaurante.

hospedagem em ilha grande

A Pousada Encanto da Ilha é uma das opções mais econômicas na enseada. Localizada na beira da praia, é uma hospedagem simples e acolhedora. A pousada oferece café da manhã e ainda possui um bar e restaurante. O Espaço Villa Ará também é pé na areia, possui um terraço e piscina com vista para o mar.

A Pousada Saracura fica a 400 metros da praia de Araçatiba, num local de muito contato com a natureza, com um deck com redes e vista para o mar. A Pousada Mar de Araçatiba é no mesmo estilo, tem uma vista linda e o restaurante serve frutos do mar durante todo o dia, além de um delicioso café da manhã.

Além das pousadas, na enseada de Araçatiba é comum os moradores alugarem suas próprias casas ou suítes, como é o caso das Suítes da Nena. Um local simples e familiar, na beira da praia, e com deliciosas opções de refeições preparadas pela própria anfitriã.

No mesmo estilo, as Suítes da Carla e Carol ainda oferecem terraço com vista para o mar.

Praia Vermelha

A praia Vermelha é uma pequena comunidade de pescadores com pouco mais de 100 moradores. Fica bem perto da enseada de Araçatiba e é o local mais próximo para visitar a gruta de Acaiá, que fica a cerca de 50 minutos de caminhada. É um dos melhores lugares de Ilha Grande para se hospedar se você pretende mergulhar na ilha, pois existem vários navios naufragados nessa região.

enseada de palmas

Não existem muitas opções de hospedagem na Praia Vermelha, mas as poucas que existem são muito bem avaliadas por hóspedes no site de reservas Booking, quase todas com nota acima de 9.

É o caso da Vila Pedra Mar, que tem nota 9,7 na plataforma. A pousada dispõe de churrasqueira e terraço ao ar livre, e ainda oferece um jantar com três pratos gratuitamente.

O Casarão da Praia é uma casa à beira mar da praia Vermelha, com 2 quartos que acomodam até 6 pessoas. Com decoração linda e sofisticada, a casa tem uma varanda térrea com vista para o mar. Os proprietários oferecem transporte próprio até o local e café da manhã.

A Casadateca é um pouco mais simples, mas ainda assim, está bem avaliada com nota 9,4. Possui 3 quartos e recebe até 8 pessoas.

Já a Ponta da Barca tem quartos com vista para o mar ou para as montanhas, e o diferencial é a comida deliciosa do restaurante, que fica dentro da pousada. A Pousada Frezza também possui restaurante próprio e ainda oferece academia, jardim e aluguel de equipamentos de mergulho.

Por fim, a Pousada Lagamar é um pequeno paraíso. Ela fica em frente a uma lagoa, num espaço rodeado de muito verde e com um charmoso jardim. Alguns quartos têm vista para o mar e varanda com rede.

Enseada de Palmas

A Enseada de Palmas fica próxima da vila do Abraão e é um dos lugares menos habitados de Ilha Grande, com cerca de 70 moradores. As poucas alternativas de hospedagem que existem na enseada de Palmas são muito simples. É mais comum as pessoas se hospedarem em campings nessa região.

Ainda assim, para quem gosta de calmaria e sossego, vale a pena dar uma olhada na Pousada Toca do Mar, que fica a poucos metros da praia, na Morango das Palmas, à beira-mar, e nas Suítes Palmas, que são acomodações pé na areia e oferecem comodidades como jardim, terraço, bar e restaurante.

Praia do Aventureiro

A praia do Aventureiro é a famosa praia do coqueiro deitado, um dos cartões postais de Ilha Grande. Ela possui esse nome pois quando o mar está muito mexido é uma grande aventura chegar lá. Devido às ondas, a praia é muito procurada pelos surfistas.

hospedagem na praia do aventureiro

A vila conta com poucos moradores e poucas opções de hospedagens. A Suíte da Ana é uma opção bem localizada, com varanda e rede para descanso. Já o Chalé da Ana é uma alternativa mais estruturada, com cozinha, sala, sacada e uma linda vista da praia. No mesmo estilo, também há os Chalés do Jack: são casas de 1 quarto equipadas com cozinha compacta.

Pousadas em Ilha Grande em outras praias

Na praia do Pouso um dos destaques é a Atlantica Jungle Lodge com nota 9,8 no Booking. É um espaço charmoso, todo decorado no estilo rústico, com vista panorâmica da ilha. Fica localizado a 10 minutos a pé da praia de Lopes Mendes, uma das melhores praias de Ilha Grande.

Na praia de Provetá, que é uma pequena comunidade da ilha, também é possível se hospedar. As Suítes Ipê Amarelo são quartos a 100 metros do mar, equipados com frigobar, televisão e uma deliciosa varanda para tomar café da manhã.

A poucos passos da praia do Matariz, há uma linda hospedagem chamada Cantinho Céu e Mar. É uma casa de 4 quartos, ideal para grupos de amigos e grandes famílias. Os proprietários possuem uma lancha e fazem passeios privativos para os hóspedes.

E para quem está procurando onde ficar em Ilha Grande para ter uma experiência totalmente fora do convencional, saiba que existe uma Casa Flutuante. A ‘houseboat’ fica dentro do mar, a poucos metros da praia do Matariz, e possui 2 quartos, sala, cozinha, banheiro – e tem até Wi-Fi!

onde ficar em ilha grande

O que fazer em Ilha Grande?

Na Ilha Grande tem muitas opções de praias, trilhas e passeiospara todos os gostos. Se você prefere passeios por terra, não deixe de fazer a trilha que sai do Abraão e vai até a praia de Abraãozinho, passando por várias outras praias. É uma caminhada leve, que não exige preparo físico.

Outra caminhada que vale a pena fazer é a trilha que vai de Abraão até a praia de Lopes Mendes. Leva em média de 40 minutos a uma hora, tem bastante sombra e é considerada uma trilha de nível fácil.

Saindo de Abraão, também é possível chegar caminhando na linda praia de Dois Rios, porém essa é uma caminhada longa. O percurso é todo por uma estrada antiga da ilha e não há dificuldade técnica.

Caso você prefira passeios sem esforço físico, os melhores passeios de barco são os de Volta à ilha, Meia Volta à ilha, Ilhas Paradisíacas, Super Sul e Lagoa Azul. Outra opção legal é pegar um barco táxi para passar o dia na praia da Feiticeira e de lá, fazer a trilha até a cachoeira da Feiticeira.

onde ficar em ilha grande

Quantos dias ficar em Ilha Grande?

O mínimo para curtir um pouco da ilha são 3 dias inteiros. Nesse tempo você consegue fazer uma trilha, um passeio de barco e tirar 1 dia para relaxar em alguma praia. Porém, se você tiver mais tempo, sugiro ficar de 5 a 7 dias. Certamente você não vai se arrepender!

Qual a melhor época para visitar Ilha Grande?

A melhor época para visitar Ilha Grande é de abril a setembro, que é quando o clima está mais ameno e não chove muito. Na temporada de verão, que vai de dezembro a março, faz bastante calor e há alta incidência de chuvas. Além de ser uma época com grande fluxo de pessoas, devido às férias escolares.

Hospedagem gratuita em Ilha Grande: voluntariado

Sabia que é possível se hospedar em Ilha Grande de graça? Através da plataforma Worldpackers, você consegue trocar trabalho por hospedagem lá e em vários outros destinos no Brasil e pelo mundo. Funciona assim: você ajuda o anfitrião com algumas horas de trabalho por semana e recebe em troca acomodação e outros benefícios, como refeições e passeios.

Em Ilha Grande existem oportunidades de voluntariado bem legais: você pode ser ajudante de cozinha num hostel, colaborar nas tarefas domésticas de uma casa ou ainda, se possuir uma habilidade musical, tocar instrumentos para entreter os hóspedes numa pousada à beira-mar. Veja todas as informações sobre as vagas aqui.

Além de não pagar pela hospedagem, esse tipo de experiência é ótima para quem está viajando sozinho e quer fazer amigos, e você ainda tem a oportunidade de conhecer o destino de verdade, indo além dos pontos turísticos.

Qualquer pessoa pode conferir as vagas da Worldpackers gratuitamente. Caso queira se inscrever em uma delas e ter acesso ao suporte da plataforma, é preciso pagar uma taxa anual de 49 USD. Com cupom JANELASABERTAS você tem 10 USD de desconto: é só clicar aqui. A inscrição dá direito a viajar voluntariando quantas vezes você quiser, pelo Brasil e por mais 140 países, durante um ano.

Se quiser mais informações, dê uma olhada no guia completo sobre work exchange.

Gostou dessas dicas? Ficou com alguma dúvida sobre onde ficar em Ilha Grande? Pode deixar aqui nos comentários que eu respondo com o maior prazer. Boa viagem!

Texto e fotos por Bárbara Nicoli, colaboradora do blog Janelas Abertas. Foto em destaque: Depositphotos

Fazendo sua reserva através dos links do post, o Janelas Abertas ganha uma pequena comissão que me permite trazer cada vez mais conteúdo e você não paga nada a mais por isso. Transparência é um valor fundamental por aqui. Leia mais sobre as políticas de monetização do blog.

Posts Relacionados

0 Comentários

Deixe o seu comentário