Onde comer em Fortaleza: frutos do mar, sorvete e feijoada
Eu só tinha visitado Fortaleza quando criança. Quando finalmente voltei lá, no começo do ano, peguei as dicas de uma amiga fortalezense – que basicamente consistiam em comida, comida e mais comida :P Fui de um canto pra outro enchendo o bucho e curti tudo que provei. Aqui vai uma pequena compilação dos cantos mais tradicionais e delícia que conheci por lá:
Onde comer em Fortaleza
O Passeio Público é um dos lugares preferidos dessa minha amiga na capital cearense e não é difícil entender o porquê. Essa praça arborizada, chamada oficialmente de Praça dos Mártires, é a mais antiga da cidade e foi revitalizada em 2007 depois de muitos anos abandonada. O lugar é superagradável, tem vista pra o mar e o que é melhor: abriga o Café Passeio, um restaurante charmosinho com mesas externas e uma feijoada delícia aos sábados.
Eles têm self service de terça a domingo na hora do almoço, sendo que o do sábado é dedicado a esse prato delícia. Coisa mais gostosa comer e tomar uma cervejinha sentindo a brisa e ouvindo um chorinho ali! Não tirei foto da comida, mas pode ir na fé ;)
Serviço:
Rua Dr. João Moreira s/n, Praça do Passeio Publico
85 3063-8782
O Coco Bambu é bem conhecido: o restaurante já tem várias unidades no Ceará, em São Paulo, Brasília, Bahia, Maranhão e Piauí. Eu escolhi a da Beira Mar, que é bem grande e bonitona, e como tava sem fome não pedi nenhum prato, mas é claro que não ia deixar de comer, hehe. Provei o pastel de camarão, que achei apenas ok, e o de lagosta, que achei bem maravilhosinho.
Tomei também uma caipirosca, porque ninguém é de ferro – e porque ela vinha nesse copo-coquinho fofo que você vê aí embaixo (maturidade: não trabalhamos). O cardápio traz uma variedade enorme de pratos, principalmente com frutos do mar, e ouvi falar muito bem do Camarão Internacional e do Camarão Jangadeiro. Ah, e os pratos parecem grandes, acho que servem umas três pessoas.
Serviço:
Av. Beira Mar, 3698
85 3198-6000
Leia mais:
Roteiro pelo centro de Fortaleza
Sorveteria 50 Sabores
O Coco Bambu também tem sobremesas com cara boa, mas de lá eu preferi ir conhecer outro clássico da capital cearense: a sorveteria 50 Sabores. Apesar do nome, o número de opções é bem maior do que isso, incluindo alguns sem glúten, lactose ou açúcar. Dá pra ver a lista de sabores aqui e ir ficando com água na boca, mas chegando lá você encontra plaquinhas que incentivam a provar quantos você quiser – e quem é doido de ignorar esse conselho, né? ;)
Eu experimentei o de tapioca, um dos mais recomendados, mas não curti muito. Acabei pedindo uma bola de chocobrownie, sorvete de chocolate com pedaços de brownie, enquanto minha amiga escolheu um que parecia um pavê – se eu não me engano, o sabor era “biscoito”, mas tem também um que se chama “pavê” e deve ser igualmente deli. Amei minha opção, mas confesso que gostei ainda mais do dela (e roubei um pouquinho, é claro).
Deus sabe o que faz: se tivesse uma dessas perto da minha casa, seria difícil resistir à tentação de tomar tooodos os sabores, tipo brownie com doce de leite, chocolate crocante, baunilha flocada, banana caramelada, frutas vermelhas, iogurte com morango, negresco, torta de maçã, torta de limão… <3 Eu fui na unidade da Beira Mar, mas tem sete outras pela cidade.
Serviço:
Av. Beira Mar, 2892, Lj 01 – Meireles
85 3032.0050
Chico do Caranguejo
Outra “instituição” fortalezense é o Chico do Caranguejo, uma das barracas da Praia do Futuro. Dito isso, um parênteses: a estrutura da Praia do Futuro é bem diferente do que eu esperava, com essas “barracas” que mais parecem resorts, haha. Tem piscina, toboágua, loja, playground… o.O As quintas-feiras à noite são o auge da animação por lá – o dia já foi instituído na cidade como “Dia do Caranguejo” e no Chico tem shows de humor e música ao vivo. Durante o resto da semana, o lugar funciona das 8h às 17h.
Fui numa segunda pela manhã e encontrei o lugar razoavelmente cheio, mas o atendimento foi bom e apesar do clima chuvoso deu pra aproveitar ;) Comemos caranguejo, é claro, e ele foi simplesmente o melhor da minha vida <3 Preparados com leite de coco, os carangas são super carnudinhos e fáceis de abrir. O cardápio tem mais um monte de petiscos e pratos, além de sucos, váárias opções de drinks, vinhos e coisa e tal. Comam por mim! <3
Procurando hospedagem em Fortaleza? Clique aqui e encontre hotéis, pousadas e albergues com os melhores preços.
Serviço:
Av. Zezé Diogo, 4945 – Praia do Futuro
Posts Relacionados
5 Comentários
Deixe o seu comentário
Que maldade esse post hahaha apenas com água na boca. Mas adorei e tô salvando aqui pra minha próxima viagem pra Fortaleza. Já estive lá três vezes, mas nunca fui além dos pontos de turista principiante haha Beijos
hahaha acho que tua próxima visita merece ser dedicada ao turismo comilônico, então! :D beijo!
Poxa! E eu perdi a chance de acrescentar essa lista.. haha
é fato.. quando pensamos em coisas legais além do turismo básicão, sempre passamos pela gastronomia.. :)
Excelente post
Haha fica pra próxima, Priscilla ^^ Valeu! Um abraço
ótimas dicas, o Coco Bambu realmente é excelente para jantar, próximo da maioria dos hotéis da cidade para ir apé.
Visite também http://www.viagem360.com