Aprendizado e trabalho

Bolsas de estudo no exterior para estudantes de graduação

Aprendizado e trabalho | 21/08/12 | Atualizado em 30/10/22 | 3 comentários

Está na graduação (ou perto de começar) e procura bolsas de estudos no exterior? Várias instituições costumam abrir convocatórias regularmente para programas de mobilidade acadêmica, cursos de línguas e períodos de estudo e pesquisa com direito a assistência financeira. Veja algumas das oportunidades para estudantes de graduação.

Leia mais:

Guia completo sobre estudos no exterior

– Santander Universidades

O que é: Bolsas de estudo pra intercâmbio cultural, pós-graduação e estágio em universidades em todo o mundo. Inclui EUA, China, Espanha, Reino Unido, bolsas luso-brasileiras e de ensino de espanhol na Universidad de La Rioja, por exemplo. Fiz meu mestrado em Valladolid através desse programa.

– Erasmus Mundus

O que é: Bolsas para estudar em universidades europeias, em geral por seis meses ou um ano.

Quem pode participar: Universidades em Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha e Inglaterra oferecem bolsas para alunos brasileiros de diversos níveis de estudos, inclusive graduação. Os pré-requisitos e procedimentos de inscrição variam de acordo com a universidade.

– Student Leaders (EUA)

O que é: Programa acadêmico intensivo, com duração de 5 semanas (quatro semanas de estudos e uma de viagem por algumas cidades americanas), pra oferecer a estudantes de graduação uma maior compreensão sobre a cultura norte-americana, ao mesmo tempo em que trabalha capacidades de liderança. São seminários, discussões, apresentações em grupo, visitas e oportunidades de voluntariado, entre outras atividades. 

Quem pode participar: O programa é voltado pra jovens que tenham demonstrado liderança através de trabalhos acadêmicos, envolvimento na comunidade e atividades extracurriculares. Trabalho voluntário, por exemplo, conta muitos pontos. É preciso ser fluente em inglês, ter entre 18 e 25 anos, ter pouca ou nenhuma experiência no exterior, ter pelo menos um semestre da faculdade ainda por terminar, se destacar na universidade (através de notas, prêmios e recomendações de professores), entre outros critérios mais subjetivos.

– La Rioja (Espanha)

O que é: A Universidade de La Rioja oferece (com patrocínio do Santander) bolsas pra brasileiros participarem do programa de Cursos de Língua e Cultura Espanholas, com duração de um trimestre.

Quem pode participar: Estudantes de universidades brasileiras (bacharel, licenciatura, pós-graduação, especiação, mestrado, doutorado o pós-doutorado) que desejam aprender espanhol ou aperfeiçoar seus conhecimentos nesta língua. É preciso ter nacionalidade brasileira.

O que inclui: 1.500 € pra cobrir os gastos com a passagem aérea e os custos de manutenção durante a participação no curso, o custo total das taxas acadêmicas do curso, alojamento em residência universitária e seguro saúde.

consultoria para bolsas de estudos no exterior

– ELAP Canadá

O que é: O Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) seleciona alunos pra períodos de quatro a seis meses de estudo ou pesquisa no Canadá, com bolsas de 7.500 dólares canadenses.

Quem pode participar: Candidatos devem estar matriculados em uma instituição de ensino superior e pagando todas as taxas da universidade durante a duração do programa e devem ter proficiência em inglês ou francês.

– Winterkurs (Alemanha)
 
O que é: O DAAD costuma oferecer todo ano bolsas para esse curso de alemão com duração de quatro a seis semanas, realizado em várias universidades alemãs.
 
Quem pode participar: Podem candidatar-se estudantes de graduação e de mestrado stricto sensu ou doutorado, com rendimento acadêmico superior a 8, nacionalidade ou residência permanente no Brasil e conhecimentos de alemão correspondentes ao nível B1 (o teste OnSET é obrigatório). Os candidatos não podem estar formados antes de março do ano em que vão viajar e devem ter concluído pelo menos quatro semestres do curso universitário até dezembro do ano anterior.
 
O que inclui: Além de seguro-saúde, os selecionados receberão uma bolsa no valor de 1.725 euros e auxílio para passagem aérea de 1.550 euros (valores de 30.06.2017, sujeitos a alterações).

Contrate seu seguro viagem com desconto
Pesquise e reserve hotéis com os melhores preços no Booking
Alugue um carro nas melhores locadoras com a Rentcars e pague em até 12x
Procure a casa de câmbio com a melhor cotação da sua cidade 

Quando você usa esses links, o blog ganha uma pequena comissão pra se manter vivo e você não paga nada a mais por isso. <3 Saiba mais sobre as políticas de monetização do Janelas Abertas clicando aqui.

Pra conferir muito mais conteúdo sobre viagens todos os dias, siga o Janelas Abertas no Facebook, no Instagram e no Youtube. Espero você lá! :)

Posts Relacionados

3 Comentários

  1. Bolsas abertas – Janeiro de 2013 « Janelas Abertas

    […] Bolsas no exterior pra graduação […]

  2. Carolina Toledo

    Oi Luisa! Tudo bem?
    O curso da Universidad de La Rioja ainda existe? Estou com dificuldades para encontrar informações atuais…
    Obrigada!!

Deixe o seu comentário